A partida entre Bahia e Grêmio, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, será exibida, ao vivo, pela TV Globo. O confronto será realizado neste domingo (3), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Além da TV aberta, o jogo será transmitido pelo SporTV e pelo Premiere.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O Bahia é o terceiro colocado da Segunda Divisão, com 28 pontos – nove triunfos, um empate e cinco derrotas. Já o Grêmio está na quarta posição, com 25. A equipe gaúcha tem seis triunfos, sete empates e duas derrotas no campeonato.
Como funciona a Série B do Brasileirão 2022?
Divisão de acesso para o Campeonato Brasileiro, a Série B tem 20 participantes. Eles disputam 38 rodadas em turno e returno (ida e volta). Ao final, os quatro times que acumulam maior número de pontos ganham o direito de disputar a Série A no ano seguinte. Os quatro piores na tabela de classificação são rebaixados para Série C, a Terceira Divisão do Brasileirão.
O desempenho recente do Bahia
Depois de três derrotas seguidas, sendo duas delas pela Série B do Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, sequência que causou a demissão do técnico Guto Ferreira, o Bahia conseguiu reverter a trajetória de queda na terça-feira, 28 de junho. No estádio Augusto Bauer, superou o Brusque, por 2 a 0, no encontro de estreia de Enderson Moreira, que sequer teve tempo de comandar um treinamento.
O time catarinense teve o controle da bola por 55% do tempo. Conseguiu desenvolver mais que o dobro e oportunidades para finalização (17 a 7). Entretanto, o Bahia mostrou mais qualidade na hora dos arremates liderando o índice de tiros certos (5 a 4). Abriu o marcador aos 15 minutos da etapa inicial através de Rezende e fez o segundo gol pouco antes do intervalo. Rodallega marcou após contar com assistência de Rildo.
Dessa maneira, o Tricolor avançou para 28 pontos (nove triunfos, um empate e cinco derrotas). Conservou, assim, a terceira posição na tabela de classificação da Segunda Divisão do Brasileirão. Seis pontos abaixo do Cruzeiro, líder. Como mandante, o Bahia também apresenta a terceira melhor campanha da Série B. Dos 24 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou 18 (seis vitórias e duas derrotas). Marcou 12 gols e teve a defesa vazada em quatro oportunidades.
A forma atual do Grêmio
O Grêmio fez valer o mando de campo na terça-feira, 28 de junho, contra o Londrina. Fez 1 a 0 diante do Tubarão. Vantagem até modesta diante de seu domínio no confronto. Teve a posse de bola por 46% do tempo, período em que desenvolveu maior número de oportunidades para finalização (17 a 14). A vantagem foi ainda maior no índice de tiros certos (9 a 4 ).
Marcou logo aos 15 minutos do primeiro tempo através de Gabriel Teixeira, que contou com assistência de Diego Souza. Foi ainda melhor na fase final, na qual o Londrina fez apenas um disparo certo. Assim, ampliou sua sequência sem derrotas para nove partidas. Iniciada em 16 de maio, a série conta com mais igualdades (seis) que vitórias (três).
Permitiu ao Tricolor Gaúcho atingir 25 pontos (seis triunfis, sete empates e duas derrotas). O suficiente para ocupar a quarta posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro. Último posto na zona de acesso para divisão de elite do futebol nacional. Iniciou a jornada de número 16 com vantagem de quatro pontos na comparação com o Sport, quinto colocado e primeiro clube fora do pelotão de elite. Como visitante, entretanto, tem desempenho ligeiramente inferior. É o sexto colocado no ranking deste quesito. Dos 24 pontos que disputou fora de seus domínios, ganhou nove (uma vitória, seis empates e uma derrota). Marcou três gols e sofreu o mesmo número de tentos.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- Bahia volta a entrar no Z4 após triunfo do Vasco contra o América-MG
- Elenco do Bahia recebe dois dias de folga nesta semana; confira a programação completa
- Após título da Copa do Brasil, jogadores do São Paulo agradecem a Rogério Ceni: ‘Não podemos esquecer dele’
- Equipes sub-15 e 17 do Bahia vencem o Poções fora de casa e seguem na liderança do estadual
- De virada, Bahia vence o Vitória por 2 a 1 e abre vantagem na final do Baianão feminino