No jogo realizado na tarde deste domingo (20), o Bahia superou o Red Bull Bragantino por 4 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 20º rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, estreando com triunfo no segundo turno da competição.
Após o apito final, o técnico do Esquadrão de Aço, Renato Paiva, começa a entrevista coletiva participando de uma polêmica. Logo no início, acontece um bate-boca entre o treinador e o radialista Barauna que se estendeu pelos 2 minutos iniciais da coletiva.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Em seguida, Paiva fala que o Bahia fez um jogo de grande qualidade contra um adversário que briga pelas posições de cima da tabela. Em oposição ao que aconteceu na partida anterior, contra o Atlético-MG, o Esquadrão soube controlar o jogo durante todos os 90 minutos, mesmo se precipitando em algumas situações.
“Conseguimos quase sempre encontrar as melhores soluções. Se bem que na primeira parte teve muita precipitação no último passe. Poderíamos ter feito mais gols se conseguíssemos ter mais critério no último passe”.
Ainda no mesmo tópico, o técnico ressalta que o time conseguiu fazer uma exibição de muito volume e com gols. Gols esses que, em contrapartida, não eram convertidos nas últimas partidas.
Posteriormente, Paiva opina que a partida deste domingo (20) não foi a melhor da equipe na competição. Mesmo que o time tenha saído com o triunfo e balançado a rede por quatro vezes, o treinador diz que a única coisa que não gostou foi a falta de capricho nos últimos passes.
“De resto, em termos defensivos foi muito bem, em termos ofensivos muito critério e o plano de jogo muito respeitado. O Bragantino é uma equipe que gosta de pressionar, no entanto deixa algumas lacunas que nós conseguimos aproveitar. Portanto, muito satisfeito com isso”.
Na sequência, o treinador fala que é normal que, na situação que o Bahia se encontra no campeonato, os jogadores fiquem ansiosos enquanto ganhavam por 1 a 0. Por consequência, quando o placar vira em 2 a 0, os atletas se acalmaram e tiveram mais efetividade no restante do jogo.
“Eu entre no balneário (vestiário) no intervalo e disse ‘Por favor, mais calma na decisão’”.
Escolhas na escalação e estratégia
Em outro momento, Renato Paiva responde acerca da repetição nas escalações recentes. Com isso, o treinador afirma que repetir a equipe melhora os “encontros” entre os jogadores dentro do campo e dá continuidade ao trabalho feito pelos jogadores.
Além disso, esclarece brevemente a escolha de Vinícius Mingotti como centroavante, no lugar de Everaldo.
“Tem haver com o posicionamento defensivo do Red Bull. O Mingotti me dá algumas coisas que o Everaldo não dá. Foi unicamente por isso a minha escolha e, de fato, fez um trabalho extraordinário. Como fez o Everaldo quando entrou”.
Sobre o bloco defensivo, o treinador fala que o time sabia a ideia de jogo do Bragantino e os laterais, juntamente com a zaga, tricolor souberam analisar como se comportar na parte defensiva.
Sobretudo, Paiva admite que em alguns momentos o bloco defensivo abriu brechas para que o adversário conseguisse chegar com perigo. Fora isso, elogia o desempenho apresentado pelo goleiro Marcos Felipe.
“Está a fazer uma grande temporada. Estamos muito satisfeitos”.
Em outro momento, o técnico fala sobre as bolas paradas. Tanto no âmbito ofensivo, quanto no defensivo, o Bahia desempenhou bem nas faltas e escanteios, sendo fruto do treino que vem sido feito durante as semanas.
Torcida
O treinador, mais uma vez, fala sobre a força e presença da torcida nos jogos do Bahia dentro de casa.
“Novamente a nossa torcida não para de me surpreender. Muito agradecido ao apoio que eles dão, mesmo nos momentos não tão bons”.
Além disso, Paiva fala que a torcida tem que continuar a cobrar, no momento de cobrar, e continuar apoiando. Ainda fala que o coração de um time sempre será os torcedores. E que a voz do torcedor importa.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão