Após perder Raul Gustavo por conta de uma lesão, o Bahia já se movimenta no mercado para contratar um novo zagueiro canhoto. O nome escolhido pela diretoria foi do argentino Victor Cuesta, de 34 anos. Conheça agora o defensor que pode ser o novo reforço do Esquadrão.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Atualmente, Victor Cuesta atua no Botafogo desde o ano passado. Mas seu vínculo mesmo é com o Internacional, estando no clube carioca apenas por empréstimo. A proposta do Bahia é considerada muito boa, mas o Glorioso tem a prioridade e vai tentar cobrir. A tendência é que o time gaúcho faça uma espécie de leilão entre Tricolor e Alvinegro para ver quem vai pagar mais.
Início de carreira – Victor Cuesta
O zagueiro Victor Cuesta começou sua carreira no Arsenal de Sarandí da Argentina em 2009. Fez parte do elenco da equipe por apenas uma temporada, sem receber chances de atuar. Assim, foi emprestado ao Defensa y Justícia.
Seu período no DyJ ele mostrou seu talento, e voltou ao Arsenal de Sarandí em 2012. Titular absoluto da equipe, Victor Cuesta conquistou o título do Campeonato Argentino Clausura. Por isso, será lembrado para sempre no clube como parte do elenco histórico que foi campeão nacional. No ano seguinte ainda ganharam a Copa da Argentina.
Em 2014, mais um empréstimo. Victor Cuesta chegou ao Huracán onde, em um ano, fez 31 partidas como titular e balançou as redes três vezes. Além disso, ajudou a equipe na conquista da Copa da Argentina. Seu desempenho enfim chamava a atenção dos gigantes do futebol argentino.
Período no Independiente
Em 2015, o Independiente avançou pela contratação do zagueiro promissor. O Rey de Copas pagou 1 milhão de euros pelo passe de Victor Cuesta, e logo na primeira temporada ele se firmou como titular absoluto. Foram 53 partidas e dois gols marcados. Na temporada 2016 ele fez 32 partidas pelo Rojo.
Apesar do bom desempenho pelo clube, Victor Cuesta não venceu nenhum título por lá. Em 2017 ele recebeu a proposta da vida dele e teve que deixar o Independiente.
Chegada ao futebol brasileiro
Depois de se destacar no Independiente, Victor Cuesta chamou a atenção do Internacional em 2017. O Colorado estava na Série B, mas queria montar um elenco forte para voltar à Série A. Apesar disso, o clube brasileiro oferecia muito mais dinheiro que o argentino, e o zagueiro se mudou para Porto Alegre.
Foram cinco anos de muita história no Internacional. Victor Cuesta se tornou ídolo da torcida colorada, sendo um zagueiro muito técnico e goleador. Foram 270 partidas disputadas com a camisa vermelha, e 10 gols marcados neste período.
Cuesta foi escolhido para a seleção do Campeonato Gaúcho em três temporadas, foi o melhor zagueiro do Brasileirão 2018 na premiação Bola de Prata e em 2018 e 2020 no prêmio Craques do Brasileirão.
Em 2022, a passagem de Victor Cuesta pelo Internacional acabou. O Botafogo contratou o zagueiro por um empréstimo de longo prazo já que ele não estava mais nos planos do Colorado. Até aqui, ele disputou 37 jogos pelo clube carioca e fez cinco gols.
Números de Victor Cuesta
- 2009: Arsenal de Sarandí – 0 jogos
- 2010: Defensa y Justícia – 34 jogos, 4 gols
- 2012: Arsenal de Sarandí – 30 jogos, 3 gols
- 2014: Huracán – 31 jogos, 3 gols
- 2015: Independiente – 85 jogos, 6 gols
- 2017: Internacional – 270 jogos, 10 gols
- 2022: Botafogo – 37 jogos, 5 gols
LEIA TAMBÉM
- Emprestado pelo Bahia, Goleiro Gabriel Souza faz linda assistência em Portugal
- Bahia realiza penúltimo treino antes da final contra o Jacuipense
- Daniel projeta título do Baianão e fala sobre parceria com Cauly no meio-campo
- Lucas Araújo rescinde contrato com o Bahia e acerta com clube da série B
- CBF amplia janela de transferências para jogadores que atuam no Brasil até 20 de abril