Confira os nomes dos conselheiros e trabalho da comissão formada para estudar modelos de SAF no Bahia

Foto: Reprodução

O Bahia segue a passos largos para se tornar uma (SAF) Sociedade Anônima de Futebol. Ainda sem nenhuma proposta formal sobre a mudança de modelo, a diretoria do Esquadrão montou uma Comissão Provisória para estudar, avaliar e apresentar os modelos do negócio. A ideia é estar preparado para o assunto no futuro.

Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram

A criação da Comissão Provisória é uma proposta da mesa diretora do Conselho Deliberativo do Bahia e surgiu ainda em 2021, antes das mudanças de clubes como Cruzeiro, Botafogo e Vasco, por exemplo. O objetivo é estudar o tema SAF e difundir no clube.

[A comissão] Não foi criada para avaliar uma proposta. Até porque, quando ela foi proposta e até hoje, não existe proposta formal – disse Leonardo Martinez, presidente do Conselho do clube.

Dentre outros pontos, a Comissão Provisória vai se aprofundar sobre as diferenças entre SAF e S/A, modelo adotado pelo antigo Bahia S/A, as formas de constituição existentes, o modo de quitação das obrigações e os reflexos sobre o quadro associativo do clube. – Uma das propostas é realizar debates públicos e audiências. Nosso objetivo é antecipar a discussão. Se um dia chegar proposta, teremos aptidão técnica para diferenciar o que é bom do que não é bom – completa Leonardo Martinez.

Componentes indicados:

  • 1 – Diogo Dias
  • 2 – Paulo Rogério
  • 3 – Vicente Pithon
  • 4 – Vijay Gosula
  • 5 – Fernando Santos
  • 6 – Osvaldo Ribeiro
  • 7 – Wendel Barreto

O Conselho Deliberativo do Bahia não recebeu qualquer proposta formal sobre a SAF, e a Comissão Provisória não trata sobre isso. Mas, caso surja uma oferta, a Comissão deverá ter acesso integral à proposta e documentos e, após debate isolado ou com a diretoria, formular um parecer.

Depois, a Assembleia Geral de Sócios é quem define aprovação ou não da SAF – completa Leonardo. No final de 2021, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, informou que havia se reunido com representantes da XP Investimentos, empresa responsável por buscar investidores para Cruzeiro e Botafogo, para ouvir sobre o tema e entender o processo. À época, o gestor deixou claro que aquele não era o momento de discutir o assunto, mas procurar se informar e entender o processo.

LEIA TAMBÉM

Faça seu Comentário

Deixe sua opinião abaixo:

Sobre Redação 4712 Artigos
Veiculo informativo independente sobre o Esporte Clube Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*