Um dos maiores objetivos com a marca própria “Esquadrão” é comercializar uniformes do Bahia com preços populares. Com a utilização de marca própria para os materiais esportivos desde 2018, o Tricolor atingiu uma arrecadação 316% superior ao aferido com o antigo fornecedor.
Mas, afinal, a camisa do Bahia é a que tem o melhor custo benefício dos demais clubes da Série A? Um levantamento realizado pelo Globoesporte conferiu os valores de comercialização dos uniformes.
Considerando apenas a versão torcedor, o Bahia tem, sim, a camisa mais barata do Brasil, sendo comercializada por R$ 99.
Há clubes que cobram mais no modelo torcedor do que o Bahia. São os casos de Corinthians, Grêmio, Fluminense e Santos, que têm a Umbro como fabricante, e vendem suas camisas por R$ 259.
A Umbro que foi a última fornecedora de materiais esportivos do Tricolor, antes do lançamento da marca ‘Esquadrão’.
O levantamento considera os preços dos uniformes masculinos nas lojas oficiais do clube na internet. Por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas equipes ainda não lançaram a coleção 2020 de suas camisas. Assim, os modelos disponíveis são do ano passado e, consequentemente, mais baratos.
A maioria dos clubes tem apenas uma versão de camisa à disposição. Na tabela abaixo, os valores foram alocados na coluna “modelo torcedor”.
Confira o preço da camisa dos 20 clubes da Série A
Clubes | Modelo torcedor | Modelo jogador |
Atlhetico-PR | R$ 119 | – |
Atlético-GO | R$ 101 | – |
Atlético-MG | R$ 209 | – |
Bahia | R$ 99 | R$ 219 |
Botafogo | R$ 249 | – |
Bragantino | R$ 129 | – |
Ceará | R$ 229 | |
Corinthians | R$ 249 | R$ 399 |
Coritiba | R$ 169 | – |
Flamengo | R$ 249 | R$ 349 |
Fluminense | R$ 259 | – |
Fortaleza | R$ 249 | – |
Goiás | R$ 119 | – |
Grêmio | R$ 259 | R$ 319 |
Inter | R$ 219 | – |
Palmeiras | R$ 249 | – |
Santos | R$ 259 | – |
São Paulo | R$ 249 | – |
Sport | R$ 259 | – |
Vasco | R$ 129 | – |
Além do aumento na arrecadação por conta da criação da Esquadrão, o Bahia terminou 2019 com outra marca importante. De acordo com o clube, a loja própria superou os R$ 8 milhões de faturamento no ano.
Além dos uniformes, são comercializados também bermudas moletom, sandálias, bonés, capas para celular, bandeiras e flâmulas, relógios, perfumes, pulseiras, carteiras, mochilas, moda praia, linha trainning, cadernos, bolas, canecas e desodorantes.