• Início
  • Fale Conosco
  • Expedientes
quarta-feira, março 22, 2023
Bahiaço
  • Início
  • Notícias
  • Competições
    • Campeonato Brasileiro
    • Copa do Nordeste
    • Campeonato Baiano
    • Copa do Brasil
    • Copa Sul-americana
  • Clube
    • Presidentes do Bahia
    • Artilheiros do Bahia
    • História do Bahia
  • Divisão de base
  • Ao Vivo
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Competições
    • Campeonato Brasileiro
    • Copa do Nordeste
    • Campeonato Baiano
    • Copa do Brasil
    • Copa Sul-americana
  • Clube
    • Presidentes do Bahia
    • Artilheiros do Bahia
    • História do Bahia
  • Divisão de base
  • Ao Vivo
  • Contato
No Result
View All Result
Bahiaço
No Result
View All Result

Roger elogia Muricy e projeta confronto diante do Ceará

Redação Por: Redação
06/06/2019
- EC Bahia, Esporte Clube Bahia, Notícias
0
Roger Machado

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Com pouco mais de dois meses de trabalho no Bahia, o técnico Roger Machado coleciona resultados que, não por acaso, têm empolgado a torcida tricolor.

Após um início de temporada de oscilação e eliminações precoces em algumas competições, o Bahia engrenou com o novo treinador, chegou às quartas de final da Copa do Brasil (aguarda próximo adversário) e à sexta posição no Campeonato Brasileiro. Tudo somado à conquista do título do Campeonato Baiano – Roger assumiu a equipe nas finais do estadual.

Em 14 jogos pelo Bahia, Roger Machado tem nove vitórias, dois empates e três derrotas. Além dos resultados, o desempenho do time em campo, após ajustes feitos pelo técnico, tem empolgado a torcida. O último dos ajustes foi a escalação da trinca de volantes com Gregore, Douglas Augusto e Elton. Com os três, o Tricolor ainda não perdeu e nem sofreu gols.

Treinador de carreira vitoriosa e atualmente comentarista, Muricy Ramalho rasgou elogios ao trabalho de Roger Machado.

“O cara tem boas ideias. Tem conhecimento de futebol, ideias diferentes. Ele vai ser um grande treinador”, disse Muricy durante o Seleção Sportv.

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira, Roger devolveu os elogios a Muricy e voltou a falar sobre o sistema tático com três volantes.

– Muricy é um profissional que admiro muito. Me espelho no que ele fazia quando era treinador e na forma que enxerga o jogo também. A gestão dos trabalhos. Essa discussão não está no nosso meio, entre os treinadores, está entre a imprensa e a torcida. A gente é ponto facultativo. A gente entende diferente. Depende da característica dos jogadores que se tem para essa função. Mais que os três volantes, é a organização tática e as possibilidades de coberturas que esses jogadores te dão que são o diferencial do sistema. Quando se tem jogadores com capacidade de jogo e retomada de bola, se tem um time que vai jogar muito. Sempre digo que seis jogadores que correm para trás da linha da bola, com capacidade de retomar, todo mundo tem. O sétimo que é mais difícil. Esse sétimo, para ter o equilíbrio, tem que ter capacidade de tomar a bola e boa capacidade de sair para jogo. Não é do nosso lado esse questionamento.

“A prova que isso funciona é que, se a gente pegar a última Copa, os quatro semifinalistas tinham uma trinca forte no meio. E não abdicavam de atacar. Atacavam com velocidade, organização e transição rápida. Tinha jogadores com capacidade para fazer as duas coisas”, diz Roger.

O Bahia tem mais dois jogos antes da parada do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa América. Fora de casa, o Tricolor vai enfrentar o Ceará (11º colocado), neste sábado, e o Internacional (15º), no dia 12 deste mês. E o primeiro adversário terá, na beira do gramado, um velho conhecido da equipe baiana: Enderson Moreira.

Enderson iniciou a temporada no Bahia, mas foi demitido no fim de março, após a derrota fora de casa para o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste. Pelo Tricolor, ele fez 59 jogos, sendo 38 no ano passado e 21 neste ano, com aproveitamento de 48%. Questionado quem teria vantagem nesse reencontro, Roger Machado vê o confronto equilibrado.

– Não sei se tem vantagem especificamente. Mas conhecer os atletas que estão do outro lado, conhecer como a cabeça do treinador funciona na organização do time, quais são as virtudes do sistema e onde pode levar vantagem em algum momento, isso te dá informações importantes que se pode utilizar. O Enderson conhece muito bem a característica de cada atleta que hoje temos no grupo. Os atletas conhecem a forma como o Enderson estruturou esse time. Esses conceitos ele está passando aos jogadores agora no seu novo trabalho. Se há vantagem, acaba equilibrando. Cada um tem um pouco de cada lado.

Confira outros trechos da entrevista de Roger

Reencontro com Enderson Moreira
– Surpresa a gente sempre procurar fazer de alguma forma quando vai enfrentar um adversário que você conhece. Da mesma forma que o Enderson conhece muito bem o grupo que tenho nas mãos hoje. O encontro do Enderson com o Bahia depois de sair do clube, dois meses atrás, hoje estamos com um bom momento. Na minha chegada frisei da oportunidade de trabalhar em cima do trabalho muito bem montado que o Enderson tinha me deixado. Claro que eu coloquei minhas ideias, minhas características no time. Hoje vivemos um bom momento, que queremos fazer a manutenção dele conquistando um triunfo fora de casa.

Mais elogios a Muricy Ramalho
– É um prazer muito grande, uma honra grande. Muricy e um dos grandes do futebol brasileiro. Nesse momento em que vivemos, em que dizem que os jovens são modernos e que tentam fazer coisas que ninguém fez, é a prova que o futebol já está inventado. Muricy já trabalhou com essa formação, os treinadores da geração com quem hoje dividimos espaço, já trabalharam com diferentes modelos de futebol e esquema tático. Isso é a prova que quando rotulam os profissionais, como estudiosos ou bons de gestão, tudo já está dito. A gente talvez faça uma releitura, uma adaptação para questões que o futebol já traz há muito tempo.

Jogos fora de casa
– Além da distância, existe a questão climática, que interfere muito. Me recordo quando eu era jogador, fomos jogar contra um time do Nordeste em Porto Alegre, e no dia anterior eles tinham jogado em casa, às 16h da tarde, a 38°. Foram jogar com a gente na quarta-feira à noite, a 0°. Eles relatavam que não sentiam a ponta dos pés, que não conseguiam correr, que estavam com muito frio. Além da distância, tem essa diferença de clima. Não estamos no auge do inverno no Sul, mas tem essa questão. É um complicador. Essa semana que tivemos para treinos, dei mais um dia para recuperar, além dos dois dias de folga, tivemos um terceiro dia de recuperação. Tive três treinos, um a menos do que pretendia para privilegiar isso. Sabia que o jogo contra o Ceará será desgastante e depois teremos uma viagem para Porto Alegre. Vamos atravessar o país para enfrentar o Internacional no Sul do Brasil. É o que o calendário nos reserva. Nosso país tem dimensões continentais.

Ceará e estilo de jogo
– Vai depender do tipo de jogo que o Ceará vai nos proporcionar. Acredito que dentro de casa o Ceará vai tentar sair par ao jogo, pressionar mais alto. Pode nos dar em algum momento a oportunidade da gente se encolher um pouco mais, contra-atacar. Em outros momentos, quando não tiver o controle do jogo, vai nos dar a bola, usar os espaços que deixarmos. A gente que saber jogar em organização também, não só em transição. Minha preferência é jogar em organização, apoiado. A característica do time que estamos montando é entender e saber utilizar cada estilo de jogo a depender do adversário, da dificuldade do jogo, do que podemos explorar do adversário que vamos enfrentar.

O que precisa melhorar
– Não vou dizer o que precisa melhora para a não entregar o jogo. Hoje passei um vídeo e disse que está tudo bem, bom, mas como treinador a gente procura algo para melhorar. Algumas questões que precisamos evoluir para crescer coletivamente como equipe. A gente deve parear pelos adversários que vamos enfrentar. Mas a diferença de característica de adversário te dá uma dificuldade diferente e mostra pontos que precisamos evoluir. O jogo contra o Grêmio foi importante nessa questão. Dois ou três elementos que demos ênfase essa semana para ajustar e dar menos chances ao adversário para chegar no nosso gol. É difícil para o adversário chegar no nosso gol, nossa defesa está bem posicionada. Em alguns momentos o adversário tem gerado dificuldades, que se corrigirmos esse posicionamento, minimizados esse problema.

Tags: Ceará x BahiaRoger Machado
Leia também

Sem Gilberto, Bahia segue se preparando para enfrentar o Ceará

Leia também

De olho no Ceará, Roger Machado comanda treino tático no Fazendão

Redação

Redação

Veiculo informativo independente sobre o Esporte Clube Bahia

Leia também
Ceará x Bahia

De olho no Ceará, Roger Machado comanda treino tático no Fazendão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stay Connected test

  • 23.8k Followers
  • 99 Subscribers
Plugin Install : Widget Tab Post needs JNews - View Counter to be installed
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Grêmio estabelece prazo para liberar meia Thaciano ao Bahia; entenda

Grêmio estabelece prazo para liberar meia Thaciano ao Bahia; entenda

21/03/2023
Bahia x CRB: TV aberta confirma transmissão da última rodada da Copa do Nordeste

Bahia x CRB: TV aberta confirma transmissão da última rodada da Copa do Nordeste

21/03/2023
Bahia encerra preparação para enfrentar o CRB pela Copa do Nordeste

Bahia encerra preparação para enfrentar o CRB pela Copa do Nordeste

21/03/2023
Próximo adversário do Bahia, CRB chega à Salvador com invencibilidade de 18 jogos

Próximo adversário do Bahia, CRB chega à Salvador com invencibilidade de 18 jogos

20/03/2023

Notícias Recentes

Grêmio estabelece prazo para liberar meia Thaciano ao Bahia; entenda

Grêmio estabelece prazo para liberar meia Thaciano ao Bahia; entenda

21/03/2023
Bahia x CRB: TV aberta confirma transmissão da última rodada da Copa do Nordeste

Bahia x CRB: TV aberta confirma transmissão da última rodada da Copa do Nordeste

21/03/2023
Bahia encerra preparação para enfrentar o CRB pela Copa do Nordeste

Bahia encerra preparação para enfrentar o CRB pela Copa do Nordeste

21/03/2023
Próximo adversário do Bahia, CRB chega à Salvador com invencibilidade de 18 jogos

Próximo adversário do Bahia, CRB chega à Salvador com invencibilidade de 18 jogos

20/03/2023
Facebook Instagram Youtube Twitter

Bahiaço.com

Follow Us

Veículo informativo independente sobre o Esporte Clube Bahia

Últimas Notícias

  • Grêmio estabelece prazo para liberar meia Thaciano ao Bahia; entenda
  • Bahia x CRB: TV aberta confirma transmissão da última rodada da Copa do Nordeste
  • Bahia encerra preparação para enfrentar o CRB pela Copa do Nordeste
  • Próximo adversário do Bahia, CRB chega à Salvador com invencibilidade de 18 jogos

© Copyright 2022 Bahiaço - Veículo informativo independente sobre o Esporte Clube Bahia.

No Result
View All Result
  • Início
  • Campeonatos
    • Brasileirão
    • Copa do Nordeste
    • Copa do Brasil
    • Copa Sul-Americana
    • Campeonato Baiano
  • O Clube
    • Esporte Clube Bahia
      • Títulos
      • Diretoria
      • Artilheiros
      • Elenco Principal
      • Marca Esquadrão
    • Categorias de Base
      • Sub-23
      • Sub-20
      • Sub-17
      • Sub-15
    • História do clube
    • Presidentes
  • Notícias
  • Ao Vivo
  • TV Bahiaço
  • Contato

© Copyright 2022 Bahiaço - Veículo informativo independente sobre o Esporte Clube Bahia.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Configurações de cookiesACEITAR
Gerenciar consentimento

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas desativar alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Desnecessário
Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e sejam usados ​​especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies desnecessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.
SALVAR E ACEITAR