O Bahia definiu o novo nome para liderar sua diretoria de marketing e negócios. Lênin Franco está de volta ao clube após cinco anos e reassume uma função estratégica na SAF, substituindo Rafael Soares, que deixou o cargo há cerca de dois meses.
Com trajetória consolidada no futebol brasileiro, o executivo retorna ao Tricolor depois de acumular experiências em grandes instituições do esporte. Após encerrar sua primeira passagem pelo Bahia, em 2021, Lênin assumiu o departamento de marketing do Botafogo. Em seguida, participou da estruturação das áreas comercial, de marketing e geração de receitas do Cruzeiro durante o período inicial da SAF comandada por Ronaldo.
Nos últimos dois anos, integrou a diretoria de marketing da CBF, onde participou de projetos de grande relevância, entre eles a renegociação do contrato de fornecimento esportivo com a Nike, acordo válido por 12 anos e avaliado em cerca de US$ 100 milhões anuais.
Histórico de sucesso no Bahia
Durante sua primeira passagem pelo Esquadrão, Lênin permaneceu por oito anos e teve papel importante no fortalecimento da marca do clube. Entre as iniciativas lideradas pelo executivo estão o desenvolvimento da TV Bahêa, da marca Esquadrão, da Loja Esquadrão e de projetos voltados ao programa de sócios.
A partir de 2018, também esteve à frente de campanhas institucionais que ganharam destaque nacional por abordar temas sociais, contribuindo para ampliar o reconhecimento do Bahia no mercado esportivo. Em 2020, recebeu o prêmio de melhor executivo de marketing na Conafut (Conferência Nacional de Futebol).
Apresentação interna
Embora o Bahia ainda não tenha oficializado a contratação em seus canais de comunicação, Lênin Franco já foi apresentado internamente como responsável pelas áreas de marketing e negócios. A SAF mantém como prática não divulgar publicamente a chegada de profissionais que atuam fora do departamento de futebol.
Com o retorno do executivo, ele passa a integrar a diretoria ao lado de Vitor Ferraz, formando o grupo de dirigentes que já haviam trabalhado no clube antes da implementação da SAF.

