No confronto da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia recebeu o Athletico-PR na Arena Fonte Nova e terminou a partida empatado por 1 a 1. O jogo ocorreu na tarde deste domingo (24), às 16h. Nikão marcou para o time paranaense, enquanto Biel fez o gol do esquadrão. A partida terminou com protestos da torcida tricolor, que vaiou a equipe após o apito final.
Com o empate, o Bahia segue em oitavo lugar na tabela, mas viu o Corinthians se aproximar na disputa pela vaga na Pré-Libertadores, após a vitória sobre o Vasco. Para o time baiano, este resultado significa o sétimo jogo consecutivo sem vencer no campeonato.
O próximo desafio do Bahia será no sábado (30), quando enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, às 19h30, em confronto válido pela 36ª rodada do Brasileirão.
O primeiro tempo foi equilibrado, com boas oportunidades para ambos os times. Aos 9 minutos, o Athletico quase abriu o placar, quando Zapelli, após passe de Cuello, chutou fraco, permitindo a defesa de Adriel. O Bahia também teve sua chance logo depois, com Ademir, que recebeu passe de Éverton Ribeiro e finalizou para boa defesa de Maycon, goleiro do Furacão.
O Esquadrão teve mais uma chance clara aos 18 minutos, quando Gilberto fez bom cruzamento, mas Jean Lucas desperdiçou a finalização, mandando a bola para fora. Aos 28 minutos, Cauly, após passe de Jean Lucas, rolou para Everton Ribeiro, que chutou fraco e permitiu a defesa tranquila de Maycon.
Na etapa final, o Bahia teve a primeira chance logo no início. Lucho Rodríguez cobrou falta perto da área, mas Maycon fez a defesa e, na sobra, Gilberto finalizou para fora. Aos 13 minutos, o time baiano chegou perto de marcar quando Ademir, de cabeça, acertou a trave após cruzamento de Everton Ribeiro.
O gol do Athletico veio aos 16 minutos, quando Felipinho recebeu passe de Cuello, driblou Gilberto e cruzou para Nikão, que completou para o gol. O Bahia teve chances de empatar, incluindo uma oportunidade clara aos 20 minutos, quando Lucho Rodríguez, cara a cara com Maycon, chutou fraco e perdeu a chance.
Nos minutos finais, o Bahia pressionou. Aos 30 minutos, Biel cobrou escanteio e Gabriel Xavier cabeceou para a linha do gol, mas a defesa do Athletico afastou o perigo. O empate veio no último minuto, aos 48, quando Gamarra afastou mal uma cobrança de escanteio e Everaldo cruzou para Biel empurrar para as redes, decretando o empate.
Ficha Técnica
Bahia 1 x 1 Athletico-PR
Campeonato Brasileiro – 35ª Rodada
Data: 24/11/2024
Horário: 16h
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Biel (93′ – Bahia) / Nikão (51′ – Athletico-PR)
Cartões amarelos: Gabriel Xavier (Bahia) / Mycael, Fernando (Athletico-PR)
Bahia: Adriel; Gilberto (Biel), Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Jean Lucas (Carlos De Pena), Caio Alexandre (Acevedo), Everton Ribeiro e Cauly (Everaldo); Ademir (Tiago) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni
Athletico-PR: Mycael; Léo Godoy, Belezi, Gamarra e Esquível; Felipinho (João Cruz), Gabriel, Zapelli (Christian), Cuello (Fernandinho) e Nikão (Fernando); Pablo (Emerson). Técnico: Lucho González