Superior no jogo nos dois tempos e com as melhores oportunidades, o Bahia não soube aproveitar as chances criadas e acabou derrotado por 1 a 0 pelo Grêmio na noite deste sábado (04), fora de casa. O único gol da partida saiu no segundo tempo nos pés do atacante Luís Suárez, em lance que gerou polêmica.
Com o resultado, o Bahia segue estacionado nos 37 pontos e não conseguiu respirar em meio à luta contra a zona de rebaixamento do torneio nacional. Por outro lado, os gaúchos chegaram aos 56 pontos e ultrapassaram Bragantino e Palmeiras.
RESUMÃO DO JOGO
Um duelo truncado marcou grande parte da etapa inicial na Arena. Até mais da metade, nenhuma das equipes havia levado muito perigo ao gol adversário. Everaldo tentou para os baianos no início, em chute interceptado por Kannemann. Suárez, para os gaúchos, teve finalização fraca para defesa tranquila de Marcos Felipe. A primeira grande chance foi aos 24, do Grêmio. Suárez avançou pelo meio e deixou com Reinaldo na esquerda. Ele dominou e bateu firme para boa defesa do goleiro. Sem conseguir criar, o Bahia respondeu a partir dos 40. Primeiro, em chute sem muita força de Yago Felipe com defesa fácil de Gabriel Grando. Pouco depois, a principal chegada do Tricolor de Aço. Camilo Cándido acionou Cauly na área, e a batida raspou no travessão.
Na volta do intervalo, Renato fez duas mudanças no Grêmio e desfez o esquema com três zagueiros. Mas foi o Bahia quem assustou mais. Aos quatro, o Bahia respondeu. Cauly deixou com Thaciano, que cruzou na cabeça de Everaldo, mas Grando evitou o gol com grande defesa. Dez minutos depois, novo duelo entre os dois, desta vez com chute de fora da área do camisa 9 do Bahia para nova intervenção do goleiro gremista. Na sequência de chutes de longa distância, Cauly também tentou, e Grando defendeu outra vez. Na mesma moeda, o Grêmio arriscou com Reinaldo, e Marcos Felipe pegou firme. Aos 20, foi a vez de Yago Felipe, mas mandando para fora. Embora o Bahia tivesse mais chances, foi o Grêmio quem marcou, aos 24. Besozzi fez a jogada e serviu Suárez na área. O centroavante, com um toque de canhota, estufou as redes. No total, o Bahia teve 18 finalizações no jogo, contra somente seis do Grêmio, que levou a melhor no placar.
PRÓXIMOS JOGOS
O próximo compromisso das equipes acontece na quinta-feira, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Grêmio visita o Botafogo, líder do campeonato, em jogo no estádio São Januário. Já o Bahia recebe o Cuiabá na Arena Fonte Nova. As duas partidas ocorrem às 20h.
FICHA TÉCNICA
- Grêmio 1 x 0 Bahia
- Campeonato Brasileiro – 32ª rodada
- Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
- Data: 04/11/2023 (sábado)
- Horário: 19h30
- Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
- Assistentes: Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro (SC)
- VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA) – RN
- Cartões amarelos: Kannemann, Bruno Alves (Grêmio) / David Duarte, Thaciano, Cicinho e Cauly (Bahia)
- Gols: Suárez (Grêmio)
- Grêmio: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini (Galdino) e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo (Josué) e Reinaldo; Cristaldo (Besozzi), João Pedro Galvão (Ferreira) e Suárez (Natã). Técnico: Renato Gaúcho.
- Bahia: Marcos Felipe; Cicinho (Jacaré), Gabriel Xavier, David Duarte (Marcos Victor) e Camilo Cándido (Juba); Rezende, Acevedo, Yago Felipe (Biel), Thaciano e Cauly (Ratão); Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.