O jogo entre Vasco x Bahia acontece nesta segunda-feira (01), às 20h (de Brasília), no estádio de São Januário, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor busca seu primeiro triunfo na competição.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Vasco x Bahia terá transmissão exclusiva pelo pay per view do Premiere para todo o Brasil. O canal do Bahiaço no youtube também vai trazer ao torcedor as emoções do jogo.
Assistir Vasco x Bahia
COMO CHEGA O BAHIA?
A negociação para a transformação do Bahia em clube empresa foi concretizada mais tarde. Aconteceu apenas no início deste ano. Porém, o novo dono do Tricolor é o Grupo City, que tem muito mais experiências no ramo, o que inclui outras equipes na América do Sul. Isso indicava a possibilidade de um processo de transição mais tranquilo, especialmente por ter o clube uma situação econômica estável.
Não tem sido o caso. Sob a direção do técnico português Renato Paiva, o Bahia fracassou na competição mais importante do começo da temporada. Sequer superou o estágio de grupos da Copa do Nordeste. Compensou parcialmente a queda ao conquistar o título do Campeonato Baiano. Porém, apesar de também ter recebido pesados investimentos em contratações, faz um início de disputa da Série A do Campeonato Brasileiro preocupante.
Na primeira rodada, levou 2 a 1, de virada, do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Placar compatível com o melhor desempenho dos donos da casa, que tiveram o controle da redonda por 56% do tempo, construíram maior número de oportunidades para disparo (13 a 9) e lideraram o índice de tiros no alvo (7 a 3). Deixou o gramado da Arena Fonte Nova batido pelo mesmo marcador no duelo com o Botafogo, por 2 a 1, na segunda-feira, 24 de abril.
O consolo foi que ao menos melhorou seu desempenho. Teve a bola por 60% do tempo, criou quase o triplo de oportunidades para arremate (13 a 5) e teve vantagem também na estatística de finalizações certas (5 a 3). Sem pontuar, entretanto, ficou na décima oitava – antepenúltima – posição na tabela de classificação do Brasileirão ao final da segunda jornada, quando considerados os critérios de desempate.
COMO CHEGA O VASCO?
O acesso a partir da Série B na temporada passada não é a única coincidência entre os clubes. Ambos passaram pelo processo de transição de clube associativo para clube empresa. O Vasco teve seu controle acionário vendido para o fundo de investimento norte-americano 777 Partners, que detém o controle de equipes como o Genoa, na Itália, e recentemente adquiriu o Hertha Berlin, na Alemanha. O primeiro acabou na Série B e o segundo tem seu rebaixamento bem encaminhado.
Isso gerou grandes desconfianças em relação à capacidade de gerenciamento da empresa, que para o Brasileirão abriu a carteira e gastou mais de R$ 100 milhões na contratação de reforços. Os resultados iniciais não foram capazes de gerar grande confiança. Se no Campeonato Carioca o cruz-maltino conseguiu avançar até as semifinais tendo sua trajetória interrompida pelo Flamengo, na Copa do Brasil caiu logo na segunda fase diante do modesto ABC, que está na Série C do Campeonato Brasileiro. O começo na divisão de elite do Campeonato Brasileiro, entretanto, foi bem mais animador. Pelo menos em relação aos resultados.
Na jornada inaugural, o Vasco derrotou o Atlético-MG, por 2 a 1, em Belo Horizonte. Marcou com Andrey Santos, aos cinco minutos, e Gabriel Pec, aos 11 minutos, e, depois, tratou de administrar a vantagem. Suportou um bombardeio do Galo, que teve o controle da redonda por 75% do tempo, desenvolveu 26 oportunidades para arremate. Mandou dez delas no alvo transformando o goleiro Léo Jardim no grande nome do confronto.
No domingo, 23 de abril, optou pelo Maracanã como sede para encarar o Palmeiras, atual campeão nacional. O roteiro começou de forma similar. Marcou com Pedro Raúl, aos 29 minutos, e Gabriel Pec, aos 40 minutos. Dessa vez, entretanto, não conseguiu conter a reação do alviverde, que alcançou a igualdade por 2 a 2, embora não tenha feito atuação sequer similar ao do Atlético-MG na produção ofensiva. Com os quatro pontos conquistados, iniciou a disputa da terceira jornada ocupando, quando considerados os critérios de desempate, a quinta posição da tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão