O Bahia volta à campo na próxima quarta-feira, em Pituaçu, pela 10ª rodada da Série A, para enfrentar um adversário que não duela há muito tempo. A última vez que o Tricolor ficou frente a frente com o Juventude foi em 2009, há 12 anos. O confronto foi realizado pela Série B daquela temporada e terminou com vitória baiana por 1 a 0, gol marcado por Jael.
O Tricolor da época era treinado por Paulo Bonamigo e precisava vencer o jogo válido pela 33ª rodada para deixar o Z-4 da Segunda Divisão. Com 35 pontos, o Tricolor ocupava a 17ª posição, enquanto o Juventude, com 40 pontos, aparecia no 13º lugar.
O Bahia entrou em campo com Marcelo; Marcone, Nen e Menezes; Marcos, Leandro, Hernani, Paulo Isidoro, Ananias e Alex Maranhão; Jael. O centroavante anotou o gol aos quatro do segundo tempo, ao completar cobrança de falta de Alex Maranhão.
O resultado tirou o Bahia da zona de rebaixamento. O time encerrou aquela Série B na 12ª posição, com 51 pontos. O Juventude, por sua vez acabou rebaixado, no 17º lugar, com 44 pontos.
Como frequentaram divisões diferentes nos anos seguintes, os dois times não voltaram a se encontrar.
No retrospecto geral, o Bahia leva a pior contra o adversário desta quarta. Foram 14 duelos entre as duas equipes, com três vitórias, seis empates e cinco derrotas. A desvantagem pode ser vista também com jogos pelo Brasileiro: uma vitória, três empates e quatro derrotas. No entanto, como mandante, o Tricolor nunca foi derrotado pelo Juventude: duas vitórias e três empates.
Para a partida desta quarta-feira, o Bahia contará com o retorno de Rossi, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo na rodada passada. Com 14 pontos, o Tricolor está na 6ª posição e tenta entrar no G-4. O Juventude tem 12 pontos e aparece no 12º lugar.