Foram 879 jogos. Esta foi a quantidade total de partidas que os times da Série A disputaram em um calendário mais apertado, em função da pandemia que paralisou o futebol por cerca de três meses. Com este cenário, alguns clubes sofreram mais com contusões musculares e traumáticas. No somatório, os 20 clubes da Série A de 2020 tiveram 708 baixas médicas – quase o mesmo número de 2019.
Um levantamento do ge, contabilizou dos 20 clubes que disputaram a Série A do Brasileirão, caso a caso, as baixas médicas de cada time. Foram desconsiderados da lista os atletas poupados por desgaste físico ou com problemas fisiológicos.
Considerando todos os vetos do DM ao longo da temporada por problema clínico, o Bahia 37 jogadores lesionados. João Pedro foi o jogador que mais tempo ficou no departamento médico da Cidade Tricolor, se recuperando de lesões no joelho e na mão.

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2020, além do apurado pelos setoristas do ge.globo no dia a dia dos clubes.
O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida oficial por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento. Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos.
LEIA TAMBÉM
- Willian José se manifesta após polêmica e pede desculpas por vídeo ofensivo ao Nordeste
- Bahia tem mais dois jogos com datas e horários definidos pela CBF; confira a tabela atualizada
- Bahia vence o São Paulo na Fonte Nova com gol decisivo de Marcos Victor e segue na briga pela Libertadores
- Assistir Bahia x São Paulo AO VIVO E COM IMAGENS pela 33º rodada do Brasileirão
- Confira a provável escalação do Bahia para enfrentar o São Paulo

