Após seis meses do fechamento, o governador do estado da Bahia Rui Costa (PT) confirmou na manhã desta segunda-feira (22) a reabertura do hospital de campanha instalado na Arena Fonte Nova.
– Ao longo dos meses e período do pandemia, muito se aprendeu com essa doença. Há uma característica dessa doença nesses meses, com essas novas cepas, que os pacientes estão agravando muito mais rápido e precisando mais de leitos de UTI. O volume de leitos disponibilizados hoje é maior que o disponibiliza no pico da pandemia, em julho do ano passado. E com os leitos que serão abertos essa semana: Ilhéus, Caetité, a Fonte Nova, que estamos mobilizando pessoal. Estamos tentando abrir em Seabra. Estamos abrindo todos os leitos possíveis, e o número de UTIs ficará maior. E o número de leitos clínicos tem taxa de ocupação menor, e eles servem mais para retaguarda para os leitos de UTI. Quando nós fomos abrir a Fonte Nova, teremos a metade de leito clínico. Essa nova fase está exigindo menos leitos clínicos e mais leitos de UTI – disse Rui Costa.
O número de leitos de UTI para #Covid19 na #Bahia hoje é maior do que tínhamos no pico da pandemia, em julho do ano passado, mas continuamos abrindo novos leitos em todo o estado. É bom que fique claro, sobretudo em tempos de fake news e politicagem com a vida das pessoas. pic.twitter.com/PuPwh9m4y0
— Rui Costa (@costa_rui) February 22, 2021
Ainda não há uma data para reabertura do hospital de campanha. O Bahia vem mandando as suas partidas na Fonte Nova e, na próxima quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), tem jogo contra o Santos, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, marcado para o estádio.
Quando não pôde mandar os seus jogos na Fonte Nova, o Bahia utilizou o estádio de Pituaçu, também em Salvador. Embora o Campeonato Brasileiro se encerre na próxima quinta-feira, o Campeonato Baiano teve início na última semana.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão