Conforme previsto, a prefeitura de Salvador anunciou na manhã desta segunda-feira (15) o retorno das atividades presenciais dos clubes de futebol em seus respectivos centros de treinamentos.
Em entrevista coletiva, o prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentou o protocolo de retomada das atividades. Além de Vitória-BA e Jacuipense-BA, que treinam em Salvador, o procedimento contou também com a participação do Bahia, que tem o centro de treinamentos em Dias D’Ávila e Camaçari.
“Todas as medidas valem para os centros de treinamento de futebol profissional. O mais diretamente afetado no momento é o Barradão, já que o Bahia treina em Dias D’Ávila, no CT Evaristo de Macedo, embora o Bahia tenha nos ajudado na elaboração dos protocolos”, disse ACM Neto.
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Salvador apresentou uma parte do protocolo para a liberação das atividades. Antes de os treinos começarem, os clubes terão que testar os funcionários e vacinar contra a H1N1. O Bahia fez esse procedimento na semana passada.
Entre os requisitos para a volta aos treinos está a proibição de atividades em ambiente fechado, obrigatoriedade de medir temperatura diariamente e a proibição da presença de convidados, torcedores e imprensa nos treinamentos.
“Aquele coletivo que às vezes ensaia uma partida de futebol não está permitido. Só treinos individuais, assegurando o distanciamento entre um metro e meio entre atletas e atletas e funcionários. O funcionamento está restrito a 50% dos funcionários e atletas. Os clubes precisarão fazer um revezamento. Vamos limitar a 50%”, acrescentou o prefeito de Salvador.