O jogo contra o The Strongest será em uma altitude maior que 3.600 metros acima do nível do mar
No dia 18 de fevereiro, o Bahia vai entrar em campo contra o The Strongest, em jogo válido pela Copa Libertadores de 2025.
A partida será em La Paz, na Bolívia, onde o Esquadrão não enfrentará somente o The Strongest, mas também terá pela frente o desafio de jogar em uma altitude maior que 3.600 metros acima do nível do mar. O jogo de volta será no dia 25 de fevereiro, na Arena Fonte Nova.
Em altitudes elevadas, o ar fica mais rarefeito, diminuindo a quantidade de oxigênio disponível para o corpo dos atletas que não estão adaptados com essas condições.
Pensando nisso, faltando duas semanas para o duelo, o Bahia já iniciou um protocolo especial, focado em preparar os atletas para atuarem nessas condições extremas. Os treinos para jogar em La Paz se apoiam em três pilares: nutrição, fisiologia e psicologia.
Segundo Natalia Bittencourt, diretora de Performance e Saúde do clube, a preparação para a pré-libertadores começou desde o dia que o adversário foi sorteado. O planejamento foi alinhado com as equipes de performance, o técnico Rogério Ceni e a diretoria do clube.
Todo suporte realizado para os atletas, durante as sessões de treino, é visando a melhoria do condicionamento cardiovascular e da capacidade aeróbica.
Em relação a privação de oxigênio, a comissão técnica escolheu uma estratégia de utilizar máscaras que restringem “o acesso” ao oxigênio, visando melhorar o sistema muscular-respiratório. É o que explica o coordenador de Ciências de Esporte, Sebastian Burrows.
“Também tem um componente psicológico, para que faz eles conseguirem se adaptar a esses tipos de estímulos que a gente está fazendo. Estamos fazendo um protocolo de três semanas antes de viajar para La Paz”, conclui Burrows.
A área da psicologia ainda entra com exercícios respiratórios, além de auxílio no enfrentamento dos desafios que estão relacionados com a altitude.
No âmbito nutricional, a nutricionista do Bahia, Evelyn van der Broocke, conta que foi aplicado um novo protocolo de suplementação. A mudança tem como objetivo de atenuar os sintomas que os atletas podem sentir em altas altitudes e melhorar a performance.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- Bahia finaliza preparação para enfrentar o Atlético Nacional, na Colômbia
- “A classificação depende exclusivamente da gente”, afirma Erick sobre o Bahia na Libertadores
- Relembre como foi o último encontro entre Bahia e Atlético Nacional na Colômbia
- Bahia inicia preparação para confronto contra o Atlético Nacional pela Libertadores
- Gilberto reforça o Bahia em confronto decisivo pela Libertadores