Após um jejum de dois meses, o Bahia conquistou seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro de 2024, ao derrotar o Cuiabá por 2 a 1, fora de casa, neste sábado (30). A virada foi garantida pelo atacante Lucho Rodríguez, que brilhou ao marcar o gol decisivo aos 38 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time baiano subiu para a sétima posição, se aproximando de uma vaga na Libertadores.
O jogo teve um início lento para o Bahia, que apresentou falhas no passe e na marcação. Aos 15 minutos, o Cuiabá aproveitou uma falha defensiva do Esquadrão para abrir o placar com um gol de Eliel. No entanto, o Bahia reagiu antes do intervalo: aos 36 minutos, Ademir empatou a partida após um cruzamento de Jean Lucas. O primeiro tempo terminou em 1 a 1, depois de uma boa chance do Cuiabá, com Pitta acertando a trave.
A segunda etapa foi marcada por muitas disputas no meio de campo, com ambas as equipes cometendo erros e poucas chances claras de gol. Até os 38 minutos, o jogo seguia equilibrado, mas foi Lucho Rodríguez quem decidiu, ao aproveitar um rebote na área e garantir a virada para o Bahia.
Na próxima rodada, o Bahia enfrentará o Corinthians em São Paulo, em um confronto direto por uma vaga na pré-Libertadores. Já o Cuiabá visitará o Fluminense no Maracanã, no dia 5 de dezembro.
Ficha técnica:
Cuiabá 1 x 2 Bahia – Campeonato Brasileiro (36ª rodada)
Bahia: Adriel, Gilberto (Arias), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Thaciano), Everton Ribeiro (Biel) e Cauly; Ademir (Everaldo) e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Cuiabá: Walter, Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Fernando Sobral (Denilson) e Max (Railan); Clayson (Jonathan Cafu), Isidro Pitta e Eliel (Jadson). Técnico: Bernardo Franco.
Local: Arena Pantanal
Gols: Eliel, aos 15 minutos do primeiro tempo, para o Cuiabá; Ademir, aos 36 minutos do primeiro tempo, e Lucho Rodríguez, aos 38 minutos do segundo tempo, para o Bahia.
Cartão amarelo: Fernando Sobral e Max (Cuiabá).
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Douglas Pagung (ES).
VAR: Rafael Traci (SC).