O Bahia manteve o bom momento no Campeonato Brasileiro ao conquistar mais um triunfo. Na tarde deste sábado (17), o Tricolor venceu o Grêmio por 2×0 no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Thaciano foi o grande nome da partida, marcando os dois gols contra seu ex-clube, em uma atuação que seguiu a famosa “lei do ex”.
No primeiro tempo, Thaciano aproveitou um excelente cruzamento de Everaldo para abrir o placar de cabeça. Já na segunda etapa, o meia-atacante voltou a marcar de cabeça, consolidando o triunfo baiano.
Esse triunfo fora de casa levou o Bahia de volta ao G6 da Série A. Com 38 pontos, o time superou o Cruzeiro e alcançou a 6ª posição, entrando na zona de classificação para a Libertadores. Além disso, o triunfo encerrou uma sequência de oito jogos de invencibilidade do Grêmio, que permanece com 24 pontos, ainda lutando para se distanciar da zona de rebaixamento.
Com mais três pontos na conta, o Bahia retorna a Salvador focado no próximo confronto pelo Brasileirão. No domingo (25), a equipe enfrentará o Botafogo, às 16h, na Fonte Nova, pela 24ª rodada.
O Jogo
Apesar de não ter participado dos treinos durante a semana devido a um inchaço no olho, Everton Ribeiro se recuperou e foi a campo. Rogério Ceni manteve a escalação que venceu o Ba-Vi, com Thaciano e Everaldo no ataque. Biel, com um problema na coluna, foi desfalque.
Mesmo jogando fora de casa, o Bahia começou dominando as ações da partida, com seu jogo apoiado característico, trocando passes curtos que envolviam o adversário. O time baiano rondava a área do Grêmio, aguardando uma oportunidade para atacar.
Embora o Bahia tivesse o controle do jogo, a primeira grande chance foi do Grêmio. Aos sete minutos, Everton Ribeiro perdeu a bola no ataque, permitindo um contra-ataque que terminou com Nathan Fernandes chutando para fora.
O susto não alterou o panorama da partida, e o Bahia respondeu com um chute forte de Caio Alexandre, que passou próximo ao gol de Caíque. Aos 26 minutos, Everton Ribeiro iniciou uma bela jogada que terminou com Everaldo chutando na trave.
No final do primeiro tempo, aos 44 minutos, o domínio do Bahia foi recompensado. Everton Ribeiro iniciou a jogada que terminou com Everaldo cruzando na medida para Thaciano abrir o placar.
O Grêmio voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva, mas teve dificuldades para finalizar com precisão. O Bahia, por sua vez, buscava manter a posse de bola e quase ampliou o placar em uma jogada que terminou com Cauly chutando em cima do zagueiro do Grêmio.
Com o jogo mais movimentado, Rogério Ceni fez mudanças na equipe, mas foi o Grêmio que criou as melhores chances. Marcos Felipe fez uma grande defesa em um chute de Diego Costa.
Quando o Grêmio parecia próximo do empate, Thaciano voltou a marcar, novamente de cabeça, após cobrança de escanteio, aos 30 minutos do segundo tempo, garantindo o triunfo do Bahia por 2×0.
Nos minutos finais, o Bahia ainda teve uma chance com Iago Borduchi, mas o goleiro Caíque salvou. Apesar disso, o time baiano controlou bem o jogo e comemorou o triunfo ao apito final.
Ficha Técnica:
- Grêmio 0x2 Bahia – Campeonato Brasileiro (23ª rodada)
- Local: Estádio Alfredo Jaconi
- Gols: Thaciano, aos 44 minutos do 1º tempo e aos 30 do 2º tempo
- Cartões Amarelos: Soteldo (Grêmio); Gabriel Xavier (Bahia)
- Arbitragem: Matheus Candançan, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Evandro de Melo Lima (trio de São Paulo). VAR: Rafael Traci (SC).