O Bahia está no G4 do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (27), o tricolor venceu o Grêmio por 1×0, na Fonte Nova, ultrapassou o rival e com sete pontos subiu para a quarta colocação da competição. O time baiano ainda pode perder posições no complemento da rodada.
Em um jogo no qual fez um primeiro tempo quase perfeito, o Esquadrão abriu o placar com um golaço de Everaldo. No segundo tempo, o time teve chances para ampliar, mas parou no goleiro Rafael Cabral.
Já o Grêmio voltou a perder depois de dois jogos no Brasileirão, caiu duas posições e agora é o sexto colocado, com seis pontos.
O Bahia dará uma pausa no Brasileirão. O próximo compromisso do clube será pela Copa do Brasil, na terça-feira (30), às 19h, na Fonte Nova, contra o Criciúma.
BRILHA EVERALDO
Em busca do segundo triunfo em casa, Rogério Ceni manteve a base do time que disputou os dois últimos jogos. As únicas mudanças foram as entradas de Kanu no lugar do zagueiro Cuesta, que passou por cirurgia no nariz, e o atacante Everaldo na vaga de Ademir.
O Bahia começou a partida tentando dominar o Grêmio a partir do seu meio-campo. Jogadores como Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly trabalhavam a bola buscando os homens de frente. Como era esperado, o tricolor encontrou um adversário fechado e precisou de paciência para encontrar os espaços. Mas quando achou, o gol saiu.
Aos 16 minutos, Juba roubou a bola no meio campo e entregou para Everton Ribeiro. O camisa 10 deu passe para Everaldo na ponta direita, ele deixou o marcador no chão antes de soltar uma bomba e marcar um golaço na Fonte Nova.
O gol deixou o Bahia mais soltou no jogo. O tricolor conseguia bom volume no ataque e o segundo parecia questão de tempo. Cauly recebeu lindo passe de Everton Ribeiro na entrada da área e chutou forte, mas acertou o travessão.
Passada a euforia tricolor, o Grêmio conseguiu equilibrar a partida. A equipe gaúcha, que no início do jogo tentou assustar em contra-ataques, se fez presente no campo ofensivo, mas com dificuldade para criar chances claras.
Nos minutos finais, Everton Ribeiro ganhou de Soteldo e a bola sobrou limpa para Thaciano, que invadiu a área, mas teve o chute bloqueado por Rodrigo Ely. Na sequência, Gabriel Xavier mandou de cabeça após escanteio e também ficou no quase.
O Grêmio foi para o tudo ou nada no segundo tempo e voltou do intervalo com três alterações, mas o Bahia foi quem retornou mais ligado. O Esquadrão seguiu pressionando o rival no ataque.
Aos poucos o time gaúcho foi achando espaços no meio-campo tricolor e tentou encaixar contra-ataques. Em determinado momento, o clima da partida subiu, com muitas faltas e reclamações para os dois lados.
Rogério Ceni decidiu renovar o gás no ataque e colocou Biel na vaga de Everton Ribeiro. A mudança fez o Bahia ganhar mais velocidade. Aos 25 minutos, o tricolor puxou belo contra-ataque, Biel cruzou e Everaldo pegou de primeira, mas Rafael Cabral fez uma linda defesa e salvou o Grêmio.
Diante de um jogo muito pegado, Ceni voltou a mexer no tricolor. Ele reforçou a marcação no meio-campo com Rezende na vaga de Caio Alexandre, e renovou o ataque com Ademir e Rafael Ratão nos lugares de Cauly e Everaldo, respectivamente.
Ratão teve a bola para matar o jogo no contra-ataque puxado por Biel, mas, de frente com o gol, não pegou bem na bola e facilitou a vida de Rafael Cabral. Minutos depois, foi a vez de De Pena desperdiçar novo contra-ataque.
Nos acréscimos, ainda deu tempo de Diego Costa ser expulso por reclamação no banco de reservas. Irritado, o técnico Renato Gaúcho mandou os jogadores do banco para os vestiários. O clima subiu na beira do campo e a Polícia Militar chegou a monitorar a situação. Apesar da chiadeira gaúcha, o jogo seguiu e o Bahia confirmou mais um triunfo no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Grêmio – Campeonato Brasileiro (4ª rodada)
Bahia: Marcos Felipe, Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Biel) e Cauly (Ademir); Thaciano (Carlos de Pena) e Everaldo (Rafael Ratão). Técnico: Rogério Ceni.
Grêmio: Rafael Cabral, João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fábio (Zé Guilherme); Dodi, Villasanti e Du Queiroz (Cristaldo); Edenilson (Nathan Fernandes), Diego Costa (JP Galvão) e Soteldo (Gustavo Nunes). Técnico: Renato Gaúcho.
Local: Fonte Nova
Gols: Everaldo, aos 16 minutos do 1º tempo
Cartão amarelo: Gabriel Xavier, Everton Ribeiro (Bahia); Kannemann, Gustavo Nunes (Grêmio)
Cartão vermelho: Diego Costa (Grêmio)
Público: 35.836 pagantes
Renda: R$ 1.162.668,50
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Thiaggo Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro (trio de Santa Catarina).
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)