Na noite desta quinta-feira (11), o Bahia anunciou oficialmente mais uma contratação para a temporada de 2024. Após finalizar os entendimentos contratuais definitivos, o meio-campista Carlos de Pena vestirá o manto tricolor até o termino da temporada de 2024.
Há a possibilidade de renovação por mais uma temporada.
O jogador uruguaio, 32 anos de idade, chegou em Salvador no fim da noite da última terça-feira (09) e foi recepcionado por jornalistas e torcedores tricolores.
Carlos de Pena estava defendendo a camisa do Internacional desde 2022 até o início deste ano. Já em processo de saída do clube gaúcho, ele estava afastado do elenco principal desde 11 de fevereiro. Com isso, na última terça-feira, foi liberado para negociações e já viajou para a capital baiana para assinar com o Esquadrão.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Em sua passagem pelo Colorado, foram 102 partidas, sendo 74 delas como titular, junto com 11 gols e 14 assistências. Nesse período, o jogador ganhou experiência ao disputar o Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Libertadores.
Na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, de Pena jogou 27 partidas, sendo 16 como titular. No recorte, ele marcou 2 gols e obteve 82% no aproveitamento dos passes por jogo. Além disso, recuperou 3 bolas por jogo.
Em 2024, jogou 5 partidas do Gaúcho, sendo 4 como titular, marcando um gol, anotando 80% no aproveitamento de passes e recuperando 7.2 bolas por jogo.
De pena foi revelado pelo Nacional, do Uruguai, onde jogou profissionalmente por 4 anos, conquistando a Liga Uruguaia na temporada 2014/2015. Em seguida, teve passagens rápidas pelo Middlesbrough, da Inglaterra, e pelo Real Oviedo, da Espanha.
Em 2018, ele chegou no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, onde atuou por um pouco mais que três temporadas. Pelo clube ucraniano, de Pena conquistou 2x a Taça Ucraniana, 1x o Campeonato Ucraniano e 2x a Supertaça Ucraniana.
No leste europeu, ele também jogou 102 partidas, sendo 71 como titular, marcando 19 gols. Além disso, chegou a disputar partidas da UEFA Champions League, marcando um gol na competição.
Entre 2022 e 2023, viveu boa fase, mas a produção apresentou queda. O jogador chegou até revelar que problemas pessoais estavam atrapalhando seu desempenho.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- “Ganhar de uma grande equipe como o Palmeiras, vai passar um pouco mais de confiança”, diz Jean Lucas
- Sem vencer há mais de um mês, Bahia tem o pior aproveitamento da Série A desde setembro
- Lucho Rodríguez marca terceiro gol e se destaca no ataque do Bahia
- Com atividade técnica, Bahia inicia preparação para enfrentar o Vasco da Gama no Brasileirão
- Cruzeiro 1 x 1 Bahia: Assista aos gols e melhores momentos da partida