Na tarde desta segunda-feira (11), Rogério Ceni foi apresentado oficialmente como o novo técnico do Esquadrão. Com isso, substituindo o cargo deixado por Renato Paiva na última quarta-feira (06). Ceni assinou contrato até 2025.
Inicialmente, o novo treinador começa a entrevista falando que treinar o Bahia é uma oportunidade especial na sua vida. A soma entre a história do time e a estrutura do City Football Group foram fundamentais na sua escolha.
“O Bahia por si só, pela sua grandeza, história e títulos, em conjunto com o Grupo City, acho que seja a melhor oportunidade de trabalho para um treinador no país”, opina Ceni.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Em seguida, Rogério fala um pouco de como foi o processo de contratação e as especulações sobre a negociação. Com isso, o técnico revela que as negociações começaram na quarta-feira (06) à noite, e que antes disso nunca tinha tido contato com ninguém do City.
Na sequência, o técnico esclarece que não fez nenhuma exigência após a assinatura do contrato, que foi acertado na madrugada entre a sexta-feira (08) e o sábado (09).
“Eu venho aqui para ser o treinador do Bahia, para tentar desenvolver atletas e tentar fazer o meu melhor com minha comissão técnica”.
Além disso, fala que a parte administrativa é comandada pelo CFG, que mostra todo seu profissionalismo e autonomia para aquisição de jogadores. Porém, diz que sabe que pode ser consultado para contratações para próxima temporada, já que acredita que o elenco já está fechado.
“Eu estou na Bahia. Segundo, estou em Salvador. Terceiro, eu tenho a oportunidade de vestir a camisa do Bahia. E quarto, o tamanho do Grupo City. Esses já são motivos suficientes para estar aqui”, expõe Ceni.
Futuro do Bahia
Rogério diz saber da situação complicada que o clube se encontra no Campeonato Brasileiro, mas tem como objetivo principal fazer com que o time se mantenha na Série A. Além disso, como objetivo secundário, conseguir uma vaga para outra competição e trazer um calendário completo para o Bahia na próxima temporada.
“Tem dificuldades? Tem. Mas temos que aprender a superar todos os obstáculos. O Bahia é um clube que se conseguir se sustentar esse ano na Série A, é um clube com muita força pra chegar nos dez primeiros do Brasil no próximo ano”.
Logo depois, o treinador fala que para alcançar os resultados positivos tem que se manter o trabalho já feito, mas também fazer algumas mudanças e adaptações. Assim, não ficando na mesmice que gera os mesmos resultados.
Rogério admite que teve muita coisa boa feita no elenco durante o ano, como o comprometimento e intensidade dos jogadores.
Em outro momento, o técnico diz que, a curto prazo, uma das coisas que ele pode oferecer ao elenco é motivação. Com isso, pretende trazer a vontade de vencer nos atletas, algo que não podem viver sem.
“Não posso admitir o fato de estar em um clube desse tamanho e não conseguir triunfos. Isso me incomoda muito e tenho certeza que incomoda todos os atletas”.
Diante disso, Ceni vai procurar construir um time que seja competitivo para conseguir trazer pontos das partidas contra o Coritiba e o Santos, adversários diretos na luta contra o rebaixamento.
Após isso, o técnico pretende ter um espaço para desenvolver e testar coisas novas na tática do time para dar prosseguimento na competição.
“Hoje nós já tentamos algumas coisas um pouco diferentes da forma que vinha sendo feito. Espero que a gente consiga já na quinta-feira um bom resultado”.
Primeiras impressões da equipe
Posteriormente, o novo treinador do Esquadrão enxerga o elenco com jogadores que apresentam predisposição, vontade de crescer, desejo de vencer e focados. Ceni ainda diz que seu trabalho é dar um caminho para os atletas, mas que eles que vão executar.
“Eu já joguei e posso te garantir que quem vai conseguir fazer a diferença são eles dentro do campo. E eles tem total capacidade pra reverter essa situação”.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- “Ganhar de uma grande equipe como o Palmeiras, vai passar um pouco mais de confiança”, diz Jean Lucas
- Sem vencer há mais de um mês, Bahia tem o pior aproveitamento da Série A desde setembro
- Lucho Rodríguez marca terceiro gol e se destaca no ataque do Bahia
- Com atividade técnica, Bahia inicia preparação para enfrentar o Vasco da Gama no Brasileirão
- Cruzeiro 1 x 1 Bahia: Assista aos gols e melhores momentos da partida