O Bahia oficializou, na tarde desta sexta-feira (28), a contratação do meia Léo Cittadini, quinto reforço na segunda janela de transferências. O jogador de 29 anos, ex-Athletico, assinou contrato com o clube válido até junho de 2025, prorrogável por mais uma temporada.
Léo Cittadini chega para ocupar o posto deixado por Daniel, que trocou o Bahia pelo Fluminense. Meia de origem, ele pode atuar na criação ou fazer o papel de segundo volante.
O Bahia adquiriu 80% dos direitos econômicos do jogador, mas os valores não foram revelados. O Athletico também segue com um percentual do atleta. Cittadini recebeu proposta oficial do Vasco, Cruzeiro, Santos, mas decidiu acertar com o Tricolor em razão do projeto apresentado.
“Um jogador que pode jogar de 10, de 8, também já atuou aberto no meio, e vem como reposição à saída de Daniel. Nível técnico alto, inteligência, controle de posse, manutenção, nível mental alto, muito profissionalismo e bastante experiência na Série A”, disse o diretor de futebol Carlos Santoro.
Léo Cittadini foi revelado pelo Guarani e ganhou destaque com a camisa do Santos, clube que defendeu entre 2012 e 2018. Também passou pela Ponte Preta, por empréstimo, em 2014.
Em 2019, Cittadini se transferiu para o Athletico-PR. Pelo rubro-negro, ele disputou 180 partidas e marcou 16 gols. No período, conquistou três títulos estaduais (2019, 2020 e 2023), a Copa do Brasil e a Copa Suruga Bank, ambas em 2019, e a Copa Sul-Americana de 2021.
Em reta final da janela de transferências, o tricolor acertou cinco contratações. Além de Cittadini, reforçaram o elenco os laterais Gilberto e Camilo Cándido, o goleiro Adriel e o atacante Rafael Ratão.
O Bahia tem ainda pré-contrato assinado com o meia-atacante Luciano Juba, do Sport. O jogador se apresentará em 1º de setembro, após o fim do vínculo com o Leão pernambucano. Atualmente Juba está disputando a Série B do Brasileirão.