Movidos por capital estrangeiro e com técnicos portugueses à beira do gramado, Red Bull Bragantino e Bahia travam neste sábado, 15 de abril, confronto pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em sua temporada 2023. O duelo terá como palco o estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O início está previsto para 18h30 (horário de Brasília).
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
Bragantino x Bahia terá transmissão exclusiva pelo pay per view do Premiere para todo o Brasil. O canal do Bahiaço no youtube também vai trazer ao torcedor as emoções do jogo.
O Bahia ainda dá os primeiros passos como clube/empresa. Foi adquirido pelo Grupo City no começo do ano. A empresa tem larga experiência no ramo. Detém times em várias partes do mundo. O principal deles, naturalmente, é o Manchester City, da Inglaterra. Também conta com experiências prévias na América do Sul. Também optou por um português com experiência no continente para liderar o Tricolor Baiano, Renato Paiva, com passagem pelo Independiente del Valle, do Equador.
O trabalho, entretanto, começou com um fracasso gigantesco. Aconteceu na Copa do Nordeste. Ele contou como ponto mais baixo a goleada de 6 a 0 sofrida diante do Sport, em Recife. Ao atingir apenas nove pontos (duas vitórias, três empates e três derrotas), o Bahia terminou em uma modestíssima sexta – antepenúltima – posição do Grupo B. Ficou fora da disputa. Forma dois pontos abaixo do Sergipe, time com potencial de investimento muito inferior, o último na zona de classificação para as quartas de final da chave.
Ao menos levantou a taça no Campeonato Baiano. Nos dois últimos anos, o Tricolor Baiano viu a taça parar nas mãos do Atlético de Alagoinhas. Dessa vez, foi dominante do começo ao fim. Com 21 pontos (sete vitórias e duas derrotas), ficou na primeira posição na fase de classificação. Depois, superou Itabuna (semifinais) e Jacuipense (decisão). Na terça-feira, 11 de abril, saiu em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil. Atuando fora de seus domínios, fez 2 a 1 no Volta Redonda. O jogo de retorno, em Salvador, está agendado para 27 de abril.
A aquisição do Bragantino pelo grupo Red Bull nasceu do fracasso do projeto da franquia de futebol da fabricante de bebidas energéticas no Brasil. Inicialmente, a estratégia da empresa era atingir a divisão de elite do Brasileirão com sua própria marca. O time, no entanto, não prosperou no Campeonato Paulista. Sem paciência, a companhia partiu para um modo mais agressivo de agir. Na prática, comprou uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro ao adquirir o pré-falimentar time de Bragança Paulista.
Fez investimentos muito acima dos rivais da Segunda Divisão. Em um torneio sem qualquer tipo de restrição em relação às questões financeiras, subiu rapidamente para a Série A, na qual fará sua terceira participação após se tornar um clube/empresa. A primeira temporada foi além das expectativas. Alcançou a vaga na Copa Libertadores da América. A segunda, um desastre. Ficou atrás de times que gastaram muito menos e teve que se conformar em conquistar o último posto aberto para Copa Sul-Americana.
Isso provocou a troca de comando. Maurício Barbieri foi demitido. O português Pedro Caixinha colocado no lugar. Passou por dois testes antes do Brasileirão. No Campeonato Paulista, fez uma campanha dentro das possibilidades. Levou o Bragantino até as semifinais. Foi eliminado pelo Água Santa. Na Copa do Brasil, fracassou. O Massa Bruta caiu na segunda fase. Levou 3 a 1 do Ypiranga, em Erechim. Na Copa Sul-Americana, deixou boa impressão na estreia. Atuando em solo adversário, goleou o Tacuary, do Paraguai, por 4 a 1.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão