O Bahia utilizou o que pode ser considerado seu terceiro time na noite deste sábado, em Jequié, para vencer o Doce Mel por 1 a 0 e confirmar o primeiro lugar da primeira fase do Campeonato Baiano, além de rebaixar o adversário. O Tricolor entrou em campo no Waldomirão com apenas seis jogadores do time profissional; os demais atletas fazem parte da equipe sub-20. Everton, ainda no primeiro tempo, marcou o gol da vitória azul, vermelha e branca, em finalização de fora da área.
Ao todo, cinco dos 11 titulares do Tricolor nesta noite são da equipe sub-20. O gol do triunfo foi marcado por Everton, figura já conhecida entre os profissionais.
O resultado também garantiu o Bahia na primeira colocação da primeira fase, com 21 pontos. Sendo assim, o time terá a vantagem a partir da semifinal.
PRIMEIRA ETAPA
Em um primeiro tempo de muito perde e ganha no meio de campo, o Bahia foi melhor e quase marca com Kennedy, em investida pela direita. Aos 19 minutos, o Tricolor abriu o placar em chute de Everton de fora da área. Logo depois, o Tricolor teve a chance de ampliar, mas Miquéias errou o cabeceio. A situação do Doce Mel estava tão ruim em campo que o técnico Eduardo Bahia substituiu Samuel Sávio por Rivaldo, isso aos 33 minutos de jogo. Mesmo assim, o cenário da primeira etapa não mudou.
SEGUNDA ETAPA
A primeira boa chance do Doce Mel só aconteceu na segunda metade do jogo, quando Giva acertou uma bomba no travessão, em chute de fora da área. O Bahia devolveu em outra chance de Everton, que chutou em cima de João Victor; no rebote, Léo Guerra também acertou o goleiro do time da casa. O Doce Mel manteve-se melhor na partida e quase empata com Roberto, mas Mateus Claus salvou o Bahia. O Azulão tentou em outras oportunidades, mas esbarrou nas próprias limitações técnicas.
FICHA TÉCNICA
Doce Mel 0 x 1 Bahia
Campeonato Baiano – 8ª rodada
Local: Waldomiro Borges, em Jequié
Data: 11/02/2023
Horário: 18h30
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos
Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira e Wesley Silva Santos
Quarto árbitro: Jailton Moura Silva Filho
Cartões amarelos: Henrique e Roberto Júnior (Doce Mel) / Miqueias, Hygor, Mateus Claus e Marcello (Bahia)
Gol: Everton (Bahia)
Doce Mel: João; João Vitor, Marcelo, Fernández e Samuel (Rivaldo); Giva, Sandro (Henrique), Davi e Matheuzinho; Caio Jambeiro (Grilo) e Peu (Roberto Júnior). Técnico: Eduardo Bahia.
Bahia: Mateus Claus; Hygor, Marcello, Nathan (Lustosa) e Ryan; Lucas Araújo, Miqueias e Vitinho (Sidney); Kenedy (Alex), Léo Guerra (Tiago) e Everton (Gustavo Kawã). Técnico: Rogério Ferreira.