O Palmeiras acertou a venda do volante Danilo ao Nottingham Forest, da Inglaterra. O jogador viajará nos próximos dias para realizar fechar com o clube inglês.
Você conhece o canal Bahiaço no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Bahiaço também no Instagram
A proposta aceita foi de 20 milhões de euros (R$ 113 milhões) pela contratação do jogador de 21 anos.
Ao dispensar Danilo em 2017, o Bahia perdeu a chance de negociar diretamente a transferência para o Palmeiras e também abriu mão do direito de clube formador do jogador, que garante 5% do valor de qualquer transação futura. Este direito pertence Palmeiras, que ainda detém 80% dos direitos federativos dele. Os 20% restantes estão sob o controle do FC Cajazeiras, clube de propriedade do empresário Marcos Antônio Novais, mais conhecido na Bahia pela alcunha de Manassés, nome bíblico da instituição social que atua no tratamento de dependentes químicos e também com o qual elegeu-se deputado estadual em 2014 e perdeu a eleição para deputado federal em 2018.
Danilo passou dois oito aos 16 anos no Bahia. Segundo o pai de Danilo, a dispensa ocorreu no início do ano de 2017 e foi comunicada por telefone pelo técnico da equipe Sub-15, Luciano Moura. “Ele me ligou e disse apenas que o Danilo estava na lista de dispensas e que a decisão tinha vindo de cima. Depois de uns meses, foi trabalhar no Vitória, procurou a gente, mas nem eu nem o Danilo quisemos conversa com ele”, relatou.
Danilo defende o Palmeiras desde 2020 e é um dos principais nomes desta fase vitoriosa do clube. No Palmeiras acumula seis títulos conquistados: Copa Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Campeonato Brasileiro (2022), Recopa Sul-Americana (2022) e Campeonato Paulista (2022).
INÍCIO E DISPENSA NO BAHIA
Em conversa com a ESPN, o professor Diego Freitas, que cuida do projeto social “Os Deguinhos da Bola“, em Salvador, e conhece Danilo desde criança, lembrou a infância complicada do hoje titular do Verdão.
“O Danilo é da mesma comunidade que eu: a Fazenda Coutos III, em Salvador. A gente morava perto, inclusive. Ele vem de uma família carente e humilde. O pai dele pegava dinheiro emprestado para que o Danilo pudesse treinar. Ele sofreu bastante”, contou.
Ao mesmo tempo em que jogava no “Deguinhos da Bola”, Danilo tentava a sorte nas categorias de base do Bahia.
No entanto, o time tricolor não enxergou potencial no meio-campista, o que o deixou entristecido e quase levou à desistência do futebol, segundo Dego Freitas.
“Ao mesmo tempo em que ele jogava no ‘Deguinhos da Bola’, ele atuava no Bahia. Só que, em 2015, o Danilo foi mandado embora do Bahia. Ele ficou sem clube treinando com a gente e queria desistir de jogar bola. Foi minha tristeza”, relatou.
Freitas, porém, estava certo de que Danilo tinha o nível exigido pelos grandes clubes do país e se propôs a não deixar o garoto desistir do sonho de virar jogador.
O professor se emociona ao lembrar a conversa que teve com o amigo e que serviu para acender novamente a chama no coração de Danilo.
“Eu falei para ele: ‘Rapaz, seja perseverante. Não faça isso de largar a bola, pelo amor de Deus. Você é o nosso destaque. A comunidade depende muito de você. Se você sair daqui e o projeto acabar, para onde vão esses meninos? Vão tudo para as drogas’. Ele disse que tinha ficado oito anos no Bahia e desistiram dele, mas eu insisti para ele ter calma e fé em Deus”, contou Freitas.
“Passou um tempo e eu conheci um empresário, que tinha boas condições financeiras, pelo Facebook e o apresentei ao Danilo. Ele veio, viu o Danilo treinar, gostou e o levou para projeto da ‘Instituição Social Manassés’, que tinha parceria com Cajazeiras. Aí as coisas começaram a dar certo”, celebrou.
No Cajazeiras, Danilo destacou-se muito na disputa da 2ª divisão do Campeonato Baiano, em 2018, e, após ser vice-campeão da competição e conseguir o acesso à elite estadual, foi captado pela equipe sub-17 do Palmeiras.
No Palestra Itália, o meio-campista seguiu impressionando e foi campeão paulista sub-17. Em 2019, veio a promoção ao sub-20 e mais um título do Paulistão, desta vez no sub-20. Já no ano seguinte, o atleta se destacou na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, na sequência, chegou ao profissional, fazendo sua estreia contra o Red Bull Bragantino, em setembro de 2020, pelo Brasileirão.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão
O cajazeiras nunca disputou a primeira divisão na Bahia