O Bahia oficializou nesta quinta-feira (08) a saída do diretor de futebol Eduardo Freeland, responsável pela montagem do elenco tricolor na Série B de 2022 e deixa o Bahia com o principal objetivo da temporada conquistado: o acesso para a Primeira Divisão.
A mudança acontece para acelerar o processo de implementação da SAF tricolor, com um profissional já identificado com a filosofia e os conceitos do City Football Group.
Mesmo com o acesso a série A, Freeland sofreu críticas em relação às contratações e o histórico de três treinadores durante a Série B, mesmo com o Tricolor entre os quatro primeiros colocados durante todo o campeonato.
– A gente, hoje, faz uma análise que o nível de oscilação do segundo turno foi maior do que imaginávamos, que foge do controle. A gente avaliou que a permanência do Guto [Ferreira] levaria a sair do G-4. Depois, com Enderson [Moreira], a permanência do Enderson pós-Chapecoense levaria a gente a sair do G-4. [A troca a seis jogos do fim da Série B] É incomum, demanda uma coragem grande. E eu assumo a responsabilidade. Mas a gente não queria correr risco. Analisando de trás para frente, futebol não é linear, são muitas coisas que acontecem – explicou o dirigente durante gravação do podcast Segue o BAba, logo após o final da Série B.
NOVO DIRETOR DE FUTEBOL
Carlos Santoro, brasileiro, acumula nove anos de experiência no CFG. Ocupava a Direção de Scouting e Recrutamento do grupo na América Latina, após exercer a mesma função para a América do Sul e também a Gerência de Scout na região.
No período, teve relação direta na decisão de mais de 30 contratações do Manchester City como Gabriel Jesus, Douglas Luiz, Kayky, Diego Rosa e Yan Couto. Além disso, participou da montagem dos elencos do Yokohama Marinos campeão japonês em 2019 e 2022; do New York City campeão da Major League Soccer em 2021; e do Bolívar campeao boliviano em 2022.
Siga o Bahiaço no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!