A Federação Bahiana de Futebol (FBF) esteve reunida com os clubes do estado na tarde desta sexta-feira para definir a fórmula de disputa da próxima edição do Campeonato Baiano, que começa no dia 19 de janeiro e tem final prevista para 3 de abril.
Vão participar da primeira divisão do Campeonato Baiano em 2022: Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e Vitória da Conquista.
Nada mudou em relação ao modelo de disputa e no caminho até o título estadual. Os dez clubes da primeira divisão vão compor um grupo único, apenas com jogos de ida. Ao fim das nove rodadas, os quatro primeiros colocados se encontram na semifinal, e posteriormente na final. Todas as partidas do mata-mata vão acontecer em jogos de ida e volta.
A novidade ficou por conta do rebaixamento. O plano é que, a partir de 2022, duas equipes sejam rebaixadas para a segunda divisão, e não mais apenas o lanterna, como aconteceu nas últimas edições.
Para que isso seja colocado em prática, no entanto, existe um condicional de que a Série B do Baiano seja disputada por, no mínimo, dez clubes. O critério proposto pela FBF foi aprovado em votação.
A Série A do Baianão 2022 dará vagas na Copa do Brasil de 2023 ao campeão, vice-campeão e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste 2023, terá direito à primeira vaga o campeão baiano. A segunda vaga na competição regional será do clube mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF, como já aconteceu em 2021.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão