O Bahia estreou na série A com um triunfo por 3 a 0 contra o Santos, na noite deste sábado (29), no estádio de Pituaçu. Os gols da partida foram marcados por Thaciano e Juninho, ambos no segundo tempo.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 3 pontos e na série A e ocupa atualmente a 1º colocação da competição.
O Esquadrão agora volta a campo na próxima terça-feira (1) para enfrentar o Vila Nova, pela Copa do Brasil.
O JOGO
O Bahia começou melhor, colocou o time no ataque e criou chances nos minutos iniciais da partida. Rodriguinho teve chute interceptado, Thaciano finalizou para fora, Gilberto cabeceou desequilibrado. Com o tempo, o Santos foi se soltando. Com mais posse de bola, passou a cercar a área adversária, mesmo que a defesa tricolor se sobressaísse – como ao cortar boa chegada de Lucas Braga e ao bloquear chute de Marinho. O controle das ações não resultou em chances de gol para o Peixe – e o jogo ficou sonolento. Aos 35, Jean Mota quebrou o tédio ao pegar rebote fora da área (depois de o goleiro Mateus Claus espalmar cruzamento de Pará) e bater com perigo. O Bahia tentou reagir com escapadas de Rossi pela direita, mas sem sucesso. Aos 40, Rodriguinho teve a melhor chance: recebeu às costas da zaga, livre, desviou do goleiro e mandou para fora. A arbitragem marcou impedimento depois da finalização, mas o meia estava em posição legal – se a bola tivesse entrado, o VAR confirmaria o gol. Aos 45, Marinho respondeu à altura. Chutou forte, de dentro da área, e forçou o goleiro Mateus Claus a fazer grande defesa.
No segundo tempo, o técnico Dado Cavalcanti mudou totalmente a postura do Bahia em campo e na volta do intervalo o Tricolor aproveitou as oportunidades para matar o jogo. O meia Thaciano marcou dois gols e o zagueiro Juninho após cobrança de escanteio ampliou o marcador. O detalhe é que os três gols foram marcados antes dos dez minutos da segunda etapa. Na reta final do jogo, o Bahia administrou o resultado e garantiu seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 x 0 SANTOS
Data: 29 de maio de 2021 (sábado)
Local: Estádio de Pituaçu, Salvador (BA)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ-FIFA)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ-FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols: Thaciano (2x) e Juninho
Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Juninho, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Jonas, Daniel e Thaciano; Rossi, Rodriguinho e Gilberto.
Técnico: Dado Cavalcanti
Santos: João Paulo; Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.