O Bahia conquistou seus primeiros três pontos sob o comando do técnico Mano Menezes neste campeonato brasileiro. O Tricolor venceu o Botafogo por 2 a 1 nesta quarta-feira (30) no estádio Nilton Santos.
Em entrevista concedida após a partida, o treinador ainda afirmou que o resultado foi importante para devolver a confiança ao time para a sequência do Campeonato Brasileiro.
– Não entendo que faltou concentração para o Bahia em nenhum momento do jogo. Um jogo como esse, no calor que jogamos aqui, importante as pessoas entenderem, um abafamento, não tinha uma brisa para refrescar, fez com que a equipe se degastasse bastante e, às vezes, quando se desgasta muito, os sentidos não ficam tão aprimorados como em outras situações. Absolutamente normal o que aconteceu conosco, mas tenho certeza de que o resultado de hoje nos coloca no caminho de volta e devolve confiança para a equipe acreditar no que estamos fazendo e acreditar nela mesma – afirmou.
O treinador elogiou a consistência no meio-campo, graças, sobretudo, à entrada do experiente Elias.
– A estreia de Elias, com a qualidade que tem, a experiência que tem, deu uma passagem de uma bola mais qualificada por um setor importante de qualquer equipe. Jogando com um toque, dois toques, vai fazendo a bola passar natural pelo meio-campo e chegar com mais qualidade à frente. Gostei mais disso, esperava isso e, por isso até, optamos pela estreia de Elias de forma bem rápida – disse.
Confira outros trechos da entrevista:
Avaliação sobre o sistema defensivo
– Achei que a defesa foi bem. Fizemos uma troca. Tiramos Juninho e colocamos Lucas Fonseca. Sei que essa defesa, no ano passado, foi uma defesa que rendeu bem. A gente queria dar uma estabilidade um pouco maior. Usamos a experiência de Lucas para isso. Um bom posicionamento. Não é mais menino, não é um zagueiro que possa estar saindo longe dos domínios, mas tem alguns atalhos que a experiência foi dando a ele, e conjugou bem com o Ernando. O que deu à gente essa estabilidade que a gente precisava. Tomamos um golzinho no final. Talvez a jogada do gol em si não foi uma jogada de tanta qualidade, mas, no lance anterior, o Botafogo podia ter feito o gol. Aí, sim, uma bola que eles entraram sozinhos e colocaram para fora, raspou, alguém nosso se jogou e salvou. Então está dentro do normal aquilo que a equipe produziu. Isso certamente devolve uma confiança aos jogadores, para voltarmos a acreditar que o lugar em que estávamos é decorrência de quatro rodadas sem marcar pontos. Num campeonato parelho como esse, você passar quatro rodadas sem marcar pontos, você desce muito na tabela. Se você fizer três triunfos consecutivos ou quatro, você sobe. Fizemos o primeiro. Abrimos o caminho. Agora vamos atrás dos outros.
Atuação de Nino Paraíba
– Achei que Nino fez uma grande partida. Não dá para individualizar e não dá para achar que não vamos tomar gol. Na verdade, o bom é que a gente voltou a fazer mais gols do que tomar, e isso dá o resultado positivo. Podemos melhorar a parte final do jogo, maior maturidade para segurar a bola um pouco mais na frente, mas o adversário tem méritos. Jogaram de forma bem contundente para frente, forçaram muito a bola aérea, jogadores altos. Tivemos muitos contra-ataques que poderíamos ter aproveitado melhor. Isso podemos melhorar. Mas o resultado positivo dá tranquilidade para buscar essa melhora. Sempre é melhor buscar as evoluções com resultado positivo.
Gilberto volta a marcar
– Duas boas notícias. Gilberto já estava incomodado com essa situação. A gente tenta tranquilizar, mas, para um artilheiro, gol é fundamental. Pode ajudar a equipe, dar assistência, mas só se sente bem quando marca. Felizmente, aconteceu hoje numa cobrança ensaiada ontem. Marco cobrou de forma muito qualificada. Gilberto cabeceou firme, já tinha cabeceado lance anterior, um escanteio. Temos que ir trabalhando essas jogadas para tirar o melhor de cada jogador. Elias deu tranquilidade e a qualidade que me referi antes, de a bola passar qualificada pelo meio-campo. Com o tempo, a retomada, ainda teremos um jogador que chegue na frente com qualidade para fazer gols, ajudar o atacante. Vamos tirar o melhor dele e por isso estamos brigando para trazê-lo ao Bahia.