O técnico Roger Machado fez críticas ao protocolo utilizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas competições, após o triunfo por 2 a 1 contra o RB Bragantino. Nesta segunda-feira (17) a entidade rebateu as declarações do treinador.
Na publicação, a CBF responsável por organizar o Campeonato Brasileiro afirmou que o novo protocolo, divulgado na última semana, tem como objetivo minimizar o risco de contaminação entre atletas e integrantes das comissões técnicas dos clubes.
– A CBF respeita as opiniões e ressalta que a retomada das competições foi debatida e acertada entre a Confederação e os clubes do futebol brasileiro. O protocolo, atualizado na última semana, busca a maior segurança sanitária possível no cenário atual da pandemia – diz o texto.
Assista a entrevista do técnico Roger Machado:
Com base no novo protocolo, todos os jogadores inscritos na competição terão que ser testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida. Até mesmo os que não serão relacionados para os jogos. Antes, apenas os jogadores convocados para cada jogo passavam por testes.
Outra mudança é que os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante, e até 12h antes da viagem pelo clube visitante.
Segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa, obtido a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, o Brasil registrava, até a manhã desta segunda-feira, 107.885 mortes por coronavírus. O número de casos confirmados no país é de 3.340.095.
No futebol, apenas na primeira rodada das Séries A, B e C, 74 jogadores foram diagnosticados com a doença e acabaram afastados dos jogos. A CBF precisou adiar partidas por causa do excesso de atletas infectados de Goiás, CSA e Imperatriz-MA, e decidiu, na última semana, mudar alguns itens do protocolo de saúde contra a Covid.