No dia 18 de junho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou a Medida Provisória 984, relacionada aos direitos de transmissão. A partir da MP, os clubes mandantes do futebol brasileiro passaram a ter o ‘poder’ de negociar suas exibições com mais liberdade.
Entretanto, de acordo com o ESPN.com, 91 emendas foram apresentadas por 44 congressistas para ‘incrementarem’ a medida.
Segundo o portal, há seis pedidos no Congresso para que haja uma alteração na medida em vigor para que os visitantes voltem a ter peso na mesa de negociação dos direitos. A ideia, inclusive, é que seja possível que cada equipe envolvida em uma partida, possa negociar a transmissão com a empresa que desejar. Desse modo, o visitante poderia determinar um tipo de exibição e o mandante, outra.
Dentre outros pontos abordados nas solicitações de emendas, estão: adequar a MP para que os sindicatos não percam o repasse de 5% da renda dos direitos de transmissão, uma vez que o texto atual da medida, determina que apenas os jogadores que participarem do partida, recebam. Além disso, uma deputada federal propõe que 10% da receita alcançada seja destinada ao futebol feminino.