Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Copa do Nordeste de 2020 pode ser finalizada de forma inédita. Os clubes já aceitam uma medida drástica para reduzir o número de jogos e facilitar a readequação do calendário: adotar uma sede única.
A decisão pode ser tomada na próxima terça-feira (16), quando os presidentes dos 16 clubes voltam a se reunir por videoconferência.
O principal objetivo é evitar os deslocamentos e facilitar a adoção de protocolos, como a testagem de todos os jogadores e o confinamento dos times.
A escolha do local para abrigar a reta final do Nordestão dependeria da curva de contágio do coronavírus em cada estado.
A Copa do Nordeste foi suspensa antes da oitava e última rodada da primeira fase. Com os oito classificados definidos, começa o mata-mata. Pelo regulamento, quartas de final e semifinais serão disputadas em jogo único (na casa do time de melhor campanha). Somente a decisão será em jogos de ida e volta.
Considerando que a Copa do Nordeste retorne em sede única, serão mais 15 partidas até se conhecer o campeão – sem a necessidade de um jogo de volta na final, claro.
Quando foi paralisada, na sétima rodada, a Copa do Nordeste já tinha dois times classificados para as quartas de final: Fortaleza e Bahia (no Grupo A). Outros nove times brigavam pelas vagas restantes: Botafogo-PB, ABC, Sport e CRB (no Grupo A), além de Confiança, Vitória, Náutico, Ceará e Santa Cruz (no B).
Veja abaixo os jogos da última rodada da fase de classificação:
- Sport x Confiança
- ABC x CSA
- Freipaulistano x Imperatriz
- CRB x Ceará
- Bahia x Náutico
- Fortaleza x América-RN
- Botafogo-PB x Vitória