Jogador com mais títulos na história do futebol mundial, Daniel Alves completa 37 anos de idade nesta quarta-feira (06). O lateral começou a carreira profissional em 2001, no Bahia.
Desde então, atuou também por Sevilla, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain, São Paulo e Seleção Brasileira. Ao todo, são 40 títulos oficiais conquistados, incluindo três edições da Liga dos Campeões da Europa e duas edições da Copa América.
O duelo contra o Paraná, realizado em 10 de novembro de 2001, marcou o começo do jogador que mais venceu títulos na história do futebol. E sua estreia entre os profissionais aconteceu com uma certa dose de sorte.
Com a contusão do titular Denílson, a vaga deveria ser de Mantena, que recebeu o apelido por causa do personagem do desenho “He-Man”. Só que o substituto também sentiu uma lesão muscular, às vésperas do duelo, e também não poderia atuar.
A vaga caiu no colo de Daniel Alves, então com 18 anos. “O [técnico] Evaristo de Macedo veio falar comigo sobre o Daniel. Eu falei brincando: ‘Ele joga com uma perna só no profissional e confio muito nele’”, disse Marcelo Chamusca, ex-técnico do sub-20 do Bahia.
O garoto já estava no radar do técnico do profissional há algum tempo. “Ele treinava com a gente por que fazíamos muitas atividades com as equipes e juniores, e eu o observava. Eu sempre dizia ao meu auxiliar: ‘O dia que tiver uma oportunidade eu vou colocá-lo e ele não vai sair mais’. Foi o que aconteceu”, contou Evaristo de Macedo.
O lateral-direito foi um dos destaques do triunfo do Bahia sobre o Paraná por 3 a 0. Dani sofreu um pênalti, deu uma assistência e saiu aplaudido pela torcida.
“Ele era um lateral muito ofensivo e saía muito bem para a frente. Como gosto deste tipo de jogador, eu sempre o incentivava”, disse o técnico.
Após a grande estreia, Evaristo manteve Daniel na equipe titular. Ele fez 58 jogos pelo Bahia e venceu a Copa do Nordeste (2002) antes de ser vendido ao Sevilla no mesmo ano.
LEIA TAMBÉM
- Danilo Fernandes renova com o Bahia por mais uma temporada
- Bahia registra a quarta maior média de público da Série A e a maior do Nordeste em 2024
- Quatro jogadores deixam o elenco e se despedem do Bahia
- O pioneiro voltou: Relembre o retrospecto do Bahia na Libertadores
- Bahia inicia preparação para enfrentar o Atlético Goianiense no Brasileirão