A edição de 2019 do Campeonato Brasileiro de 2019 marcou mudança no modelo de distribuição de cotas de TV para os clubes que disputaram e permaneceram na elite nacional.
Com o fim do domínio exclusivo da Globo, pela primeira vez na era dos pontos, a Turner emplacou sete contratos de TV fechada e mudou completamente a distribuição das cotas para as equipes que assinaram com a empresa. Uma delas é o Bahia.
O Blog do Allan Simon realizou um estudo aprofundado sobre os valores recebidos por cada equipe, ao longo do Brasileirão de 2019, e projetou quanto cada um recebeu ao final da temporada.
No caso da Globo, a fatia igual para todos os clubes é de 40%. A divisão por jogos transmitidos em TV aberta é de 30%, enquanto a classificação final representa 30% do valor total de distribuição do contrato.
Já a Turner tem como principal diferença para a Globo os percentuais de divisão. A dona da Esporte Interativo distribui 75% de maneira igualitária e os demais 25% como premiação com base na classificação.
TV aberta e TNT
Sem contrato de pay-per-view, o Athletico foi o campeão em ganhos com transmissões de jogos em TV aberta. O clube teve 19 jogos transmitidos pela Globo, o que representou um ganho superior a R$ 17,8 milhões.
No caso do Bahia, o valor recebido por transmissões em TV é de R$ 7,5 milhões. Além disso, a Globo pagou mais R$ 12 milhões a cada um dos 20 clubes.
Em TV fechada, cada clube que assinou com a Turner recebeu o valor igual de quase R$ 6,9 milhões pelas transmissões. A empresa também pagou mais R$ 13,75 milhões a cada um dos clubes.
Montante total
Somando todos os valores pagos por Globo, Turner, contrato de pay-per-view e premiação no Brasileirão, o montante total recebido pelo Bahia é projetado em R$ 63,5 milhões, segundo cálculos do jornalista Allan Simon.