A melhor divisão de base do Brasil! Triunfos, títulos, revelações e investimento. Essas quatro palavras resumem bem o ano de 2003 para as divisões de base do Bahia, que deu um verdadeiro show na temporada. O Tricolor conquistou troféus em todas as categorias, inaugurou uma hotelaria moderna e confortável para seus garotos, brilhou nos gramados nacionais e internacionais.
Títulos
O ano das divisões de base do Esquadrão de Aço começou com uma boa participação na Copa São Paulo de juniores. O Tricolor fez sua melhor campanha na história do certame mais importante do País na categoria, com duas vitórias e um empate. O time só não passou para as oitavas por ter feito menos gols que o Palmeiras.
De volta para casa, o Tricolor reconquistou a hegemonia estadual, sendo Campeão Baiano de Juniores. O Bahia fez a melhor campanha, venceu o primeiro jogo da final contra o Vitória por 2 a 0, no Barradão, e garantiu a taça com um empate em 3 a 3 na Fonte Nova.
Em abril, o Bahia chegou à final do Torneio Internacional de Marseille, na França, mas perdeu a decisão nos pênaltis para o Olympique/FRA o Tricolor lutava pelo Tri-Campeonato. Em agosto, o time do técnico Carlos Amadeu foi finalista da Copa Brasil de Futebol Júnior foi o posto mais alto que a categoria chegou em uma competição nacional na história. O torneio, disputado no Rio de Janeiro, é um dos mais importantes do calendário brasileiro o Tricolor ficou com o vice.
Na equipe juvenil, o grande destaque da temporada foi o título Estadual conquistada de forma invicta sobre o Vitória, em pleno Barradão, quebrando um tabu de uma década. O time foi comandado pelo técnico Charles Fabian, Campeão Brasileiro pelo Bahia em 1988, artilheiro do Nacional de 1990 e, por isso, um dos grandes ídolos da história do clube.
O time infantil foi o mais premiado da temporada. O maior título foi a Copa Sul-Americana, disputada na cidade de São Pedro. O certame contava com 32 equipes de toda a América do Sul e foi a primeira conquista internacional do Tricolor na categoria. O time foi Campeão ainda da Copa Fazendão.
Infra-estrutura
O Bahia não cresceu apenas dentro de campo nas suas divisões de base. Fora dele, o Tricolor também marcou gols. O principal deles foi a inauguração da hotelaria para os seus garotos, em setembro, no Centro de Treinamento Osório Villas-Boas.
A hotelaria pode abrigar até 110 jovens, proporcionando-lhes bem-estar e conforto. Lá, os garotos recebem apoio de pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas e preparadores físicos. A obra é pioneira no Brasil.
E vem mais…
As divisões de base do Bahia ainda podem conquistar mais um título o Campeonato Baiano dente-de-leite, promovido pela prefeitura de Salvador. Neste sábado o Tricolor disputa, no Fazendão, às 9h, a semifinal da competição, contra o Galícia. Na fase anterior, o time do técnico Raimundinho eliminou o Vitória.